O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa), irá antecipar a Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe) com a realização do “Dia D de Vacinação contra Influenza", neste sábado (25), de 8h às 13h, em todas as Usinas da Paz e nas unidades do TerPaz.
A campanha vai seguir até o dia 31 de maio, de segunda a sexta, de 8h às 17h, nas Usinas da Paz da Região Metropolitana de Belém e nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios.
No sábado, o “Dia D de Vacinação contra Influenza" terá como foco os grupos prioritários, que são formados por idosos com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, profissionais de saúde, professores, indígenas e quilombolas, profissionais de forças de segurança e salvamento, forças armadas, pessoas com deficiência, pessoas com comorbidades e doenças crônicas.
Para se vacinar é importante levar um documento de identificação com foto, carteira de vacinação e documentos que comprovem que a pessoa faz parte do grupo prioritário.
Antecipação
Este ano, a vacinação contra a influenza foi antecipada para março em todos os estados da Amazônia, como explica o secretário de Estado de Saúde Pública (Sespa), Romulo Rodovalho.
O secretário de Saúde também destaca que essa é uma ação do Governo do Estado para dar suporte aos municípios. “Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal contra a influenza, nós decidimos promover esse mutirão de vacinação, e é sempre bom lembrar que a logística de aplicação é responsabilidade das secretarias municipais de saúde”.
Influenza
A Influenza (gripe) é uma infecção viral que ataca os pulmões, o nariz e a garganta. Os sintomas incluem febre, calafrios, dores musculares, tosse, congestão, coriza, dores de cabeça e fadiga. De acordo com dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), de janeiro e fevereiro de 2022, mais de 1.700 brasileiros morreram de gripe. Então, é preciso avançar e inovar para ampliar a vacinação no Brasil, já que, apesar de todos os esforços, ainda é baixa a cobertura vacinal contra a gripe no país e no Pará.
A vacina também ajuda a proteger aqueles que são mais vulneráveis às doenças graves associadas à gripe, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), e a descompensação de quadros de doenças pré-existentes, que podem levar à morte.
“Esse é o primeiro passo de uma conquista histórica da região, que sempre foi prejudicada com a realização da campanha nacional a partir do mês de abril, antes do inverno nas regiões Sudeste e Sul, porém, quando a população do Norte já está enfrentando o inverno amazônico, que ocorre entre os meses de dezembro e maio. O segundo passo ocorrerá, provavelmente, em outubro, quando, pela primeira vez, a população da região Norte começará a ser vacinada antes das demais regiões brasileiras, para quando o período de chuvas chegar, todos já estarem vacinados”, ressalta o titular da Sespa.
Endereço Usipaz Parauapebas: D. quadra 101, Jardim Ipiranga.
Mín. 23° Máx. 31°