22°

Chuvas esparsas

Parauapebas, PA

Geral Pará

Obras de reconstrução do Terminal Hidroviário de Bagre avançam, no Marajó

Novo equipamento hidroviário será mais seguro e confortável, beneficiando os mais de 31 mil moradores locais e também os visitantes do município

16/03/2023 às 09h40
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Crédito: Ascom CPH
Crédito: Ascom CPH

As obras de reconstrução do Terminal Hidroviário do município de Bagre, no Marajó, seguem em andamento e já alcançam cerca de 60% dos serviços executados. O trabalho realizado pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), irá garantir um novo equipamento hidroviário, mais seguro e confortável, beneficiando os mais de 31 mil moradores locais e também visitantes do município. 

Iniciado em setembro de 2021, o projeto de reconstrução do equipamento público conta com investimento de aproximadamente R$2,6 milhões. O novo terminal está localizado na Avenida Barão do Rio Branco. Quando concluído, o espaço será equipado com novas cadeiras, banheiros, guichês para vendas de passagens, lanchonete, salas para órgãos do governo, guarda-volumes, TV e bebedouro. 

Crédito: Ascom CPH
Crédito: Ascom CPH
O conjunto naval do terminal será constituído por uma rampa metálica de 20 metros de comprimento e um flutuante de 15 metros de comprimento. Por conta da variação do nível do rio, o conjunto contará com um sistema de articulação para acompanhamento do movimento realizado pelo flutuante, possibilitando sua fixação de modo seguro. A rampa metálica e o flutuante possuem coberturas metálicas para proteção dos usuários em meio à chuva ou demais eventos climáticos.

Continua após a publicidade
Anúncio

O engenheiro civil Márcio Tavares, presidente da CPH, destaca que o porto está sendo construído com base nas normas da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e que os serviços seguem de acordo com o cronograma estabelecido. “O Terminal Hidroviário de Bagre vai beneficiar toda a população de Bagre e facilitar o escoamento da produção local, auxiliando no desenvolvimento da economia e também do turismo na cidade e na região do Marajó” pontuou. 

Crédito: Ascom CPH
Crédito: Ascom CPH
Atualmente, as equipes se concentram na execução de alvenaria da fachada e dos ambientes internos e concretagem de pilares do terminal. As frentes de trabalho também avançam na colocação do piso de concreto do convés principal do flutuante, que, assim como a rampa metálica, já foi devidamente instalado. 

Marajó -As obras de reconstrução e ampliação do Terminal Hidroviário do município de Bagre fazem parte de um pacote de investimentos realizados pelo Governo do Estado, por meio da CPH, na construção e reconstrução de terminais hidroviários em municípios da ilha do Marajó.

Somente no ano de 2022, foram entregues cinco novos terminais hidroviários, localizados nas cidades de Curralinho, Ponta de Pedras, Santa Cruz do Arari, Cachoeira do Arari e Portel, representando um investimento superior a R$12 milhões. 

Outras 10 obras seguem em andamento e vão garantir outros novos terminais hidroviários nos municípios de Anajás, Afuá, Bagre, Breves, Chaves, Melgaço, Muaná, Oeiras do Pará, Salvaterra e Soure.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 02h05 - Fonte: ClimaTempo
22°
Chuvas esparsas

Mín. 22° Máx. 31°

Sex 31°C 23°C
Sáb 30°C 22°C
Dom 29°C 22°C
Seg 27°C 22°C
Ter 24°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio