22°

Tempo nublado

Parauapebas, PA

PARÁ CULTURA NA PRAÇA

Filme produzido por moradores de Ourilândia do Norte será exibido neste sábado, 18, na Praça de Eventos

A mostra contará ainda com apresentação cultural indígena Kwyrykango Kayapo, da aldeia Kendjan, e espetáculo da Companhia de Dança Ourilândia

15/03/2023 às 15h33
Por: Redação Fonte: Aretha Fernandes
Compartilhe:
Filme produzido por moradores de Ourilândia do Norte será exibido neste sábado, 18, na Praça de Eventos

A partir deste sábado, 18 de março, o Cultura na Praça inicia uma nova etapa no Pará. Patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto começará a exibir os curtas-metragens produzidos durante as oficinas gratuitas de cinema realizadas em quatro municípios paraenses ao longo deste mês. Os moradores de Ourilândia do Norte, no sudeste do Estado, serão os primeiros a conferir o resultado da iniciativa, que ensinou jovens e adolescentes a contarem histórias a partir das ferramentas do audiovisual.

Em Ourilândia do Norte, a Mostra de Cinema  será realizada na Praça de Eventos, às 18 horas, com entrada gratuita. Além disso, o evento contará com apresentação cultural indígena Kwyrykango Kayapo, da aldeia Kendjan, e espetáculo da Companhia de Dança Ourilândia.

A estudante Anna Vitória da Silva Simithe, de 15 anos, uma das participantes da oficina em Ourilândia do Norte, está ansiosa para ver a reação dos espectadores no lançamento do filme.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Eu espero que eles se inspirem a participar de projetos como esse. Eu nunca tinha feito nada parecido na escola ou em qualquer lugar. Então me inscrevi porque queria viver coisas novas e achei bem interessante. O que mais gostei foi aprender a como mexer em uma câmera e a ‘entrar’ no personagem. E, sim, penso em continuar investindo na área, porque achei uma experiência maravilhosa”, contou Anna Vitória.

Valorização da diversidade cultural

A adolescente é uma das protagonistas do curta-metragem Inhõbikwa, gravado em Ourilândia do Norte. Junto com a jovem indígena Pãnhtuk Kayapó, ela encena a história de Ana, uma garota que, ao se perder na floresta, descobre que procurar o caminho de volta para casa pode ser uma experiência que vai além de simplesmente achar uma saída.

Desde o roteiro até a gravação e montagem, o filme foi criado pelos nove participantes da oficina. A partir do encontro entre uma jovem indígena e uma jovem negra, o material aborda o respeito à diversidade cultural no país e a importância da contribuição do povo indígena na formação da identidade brasileira.

Em quatro edições, esta foi a primeira vez que o Cultura na Praça contou com a participação de indígenas entre os alunos das oficinas. Além de Pãnhtuk Kayapó, Beprotire, outro jovem Kayapó, também participou das atividades.

Para Cris Azzi, coordenador do projeto e instrutor da oficina, a experiência incentiva encontros pautados na valorização da diversidade cultural e das identidades locais.

“Para além do cinema, da narrativa e de todas as questões que envolvem a nossa oficina, o resultado deixa, de fato, uma provocação, um aprendizado muito bonito de como conviver com culturas distintas pode nos fazer melhores e com a capacidade de enxergar a beleza e o crescimento através das diferenças”, comenta o cineasta.

Do outro lado da tela 

Para criar o filme que será exibido para a comunidade no próximo sábado, dia 18 de março, durante quatro dias intensos, nove jovens e adolescentes se dedicaram  a entender o que está por trás da tela e  colocaram esse conhecimento em prática.

Assim, de 4 a 7 de março, eles aprenderam sobre cada etapa de uma produção audiovisual, desde a concepção de uma ideia às técnicas de roteiro, de fotografia, de captação de som e de edição do vídeo. Além de Ourilândia do Norte, o município de Canaã dos Carajás também já recebeu a oficina do Cultura na Praça. Lá, as atividades foram realizadas no período de 10 a 13 de março. A exibição do filme está prevista para o dia 25 de março. Até o final do mês, outros dois municípios do sudeste paraense vão receber a oficina gratuita de cinema. São eles: Curionópolis (distrito de Serra Pelada) e Parauapebas.

Os cinco curtas-metragens criados em solo paraense, além de serem exibidos para a comunidade, serão lançados no Cine Babaçu, plataforma virtual que reúne 25 produções feitas nas edições passadas do Cultura na Praça e que pode ser acessada pelo endereço www.culturanapraca.art.br. 

O projeto Cultura na Praça é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o apoio da Prefeitura de Ourilândia do Norte e do Centro Cultural Tatajuba e é realizado pela Vivas Cultura e Esporte, Ministério da Cultura, Governo Federal - União e Reconstrução.

O que é o projeto

Criado pela Vivas Esporte Cultura em 2017 e patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Cultura na Praça é um festival itinerante de cinema que já rodou cerca de 22 mil quilômetros pelo interior do Pará e do Maranhão, alcançando mais de 40 mil pessoas. O projeto busca democratizar o acesso à cultura e fomentar a valorização do patrimônio cultural material e imaterial em municípios beneficiados.

Ficha técnica do filme

Filme: Inhõbikwa

Sinopse: Ana está perdida na floresta e descobre que encontrar o caminho de volta para casa pode ser mais profundo do que apenas achar uma saída.

Participantes da oficina: Anna Vitória, Beprotire Kayapó, Edu Costa, Isabel Cristiny, Joicy Alves, Lara Beatriz, Pãnhtuk Kayapó, Thaviny Raniely, Tavala Ferreira

Elenco:

Anna Vitória e Pãnhtuk Kayapó

Serviço

O quê? Exibição gratuita do filme produzido por adolescentes e jovens de Ourilândia do Norte durante a oficina de cinema do projeto Cultura na Praça.

Quando? 18 de março (sábado), às 18 horas.

Onde? Na Praça de Eventos.

Quanto custa o ingresso? É de graça!

Para dúvidas e mais informações: e-mail cultnapraca@gmail.com ou WhatsApp (99) 99211-7888.            

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 04h09 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 31°

Sex 24°C 21°C
Sáb 30°C 21°C
Dom 31°C 22°C
Seg 29°C 22°C
Ter 25°C 21°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio