22°

Tempo nublado

Parauapebas, PA

PARAUAPEBAS EDUCAÇÃO

Parauapebas avança na formação de um polo universitário

Em breve o município vai ofertar o curso de medicina e ampliar o de enfermagem. A reunião, que tratou sobre o assunto, ocorreu na última semana e contou a participação dos poderes executivo, legislativo e da reitoria da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra).

14/02/2023 às 06h02
Por: Redação Fonte: Messânia Cardoso/Ascom PMP
Compartilhe:
Parauapebas avança na formação de um polo universitário

O principal objetivo do encontro foi definir as contrapartidas de cada instituição para garantir a ampliação do ensino superior no município de Parauapebas. Uma delas é a construção de blocos de salas de aula e laboratórios no campus da Ufra, bem como reforma e adequação do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup).

Na ocasião, foi formada uma comissão que irá acompanhar o andamento do processo, inclusive a formalização dos termos de cooperação técnica e curso das obras. O trabalho deste grupo possibilitará a ampliação do curso de enfermagem, como também contribuirá para a implantação do curso de medicina em Parauapebas

Em dezembro de 2022, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) aprovou a proposta de criação do curso no campus da Ufra. Segundo o prefeito Darci Lermen, este é mais um passo importante para o ensino superior no município. “A partir dessa reunião definimos que o município fará a cessão do Centro Universitário de Parauapebas e o Hospital Geral será adaptado para se tornar um hospital universitário. Estamos trabalhando para transformar o município em um polo universitário, para melhorar ainda mais a qualidade de vida da nossa população”, afirma Darci.

Continua após a publicidade
Anúncio

A vereadora Eliene Soares, que também tem buscado contribuir com o ensino superior no município, participou das discussões. “Eu já havia feito uma indicação solicitando a construção de mais um bloco de salas de aula e laboratórios para a expansão do campus, o que foi acertado hoje por meio da efetivação da parceria. Isso garantirá uma melhor estrutura para as novas turmas do curso de enfermagem”, celebra a vereadora.

“A reunião foi bastante produtiva. O que ficou encaminhado garantirá um grande avanço para o ensino superior na região, como também para o desenvolvimento de nossa cidade”, afirma o secretário de Educação José Leal Nunes, reforçando que Parauapebas já conta com diversos cursos de graduação e pós-graduação e destacando que “o governo municipal tem trabalhado incansavelmente para ampliar ainda mais o acesso ao ensino superior”.

Representantes da Coordenação de Projetos Especiais, Captação de Recursos e Gestão de Convênios da Prefeitura de Parauapebas e as secretarias Especial de Governo (Segov) e de Obras (Semob) fazem parte da comissão.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
PARAUAPEBAS - PA
PARAUAPEBAS - PA
Sobre o município Parauapebas é um município brasileiro do estado do Pará, pertencente à mesorregião do Sudeste Paraense e sede da microrregião de Parauapebas. Localiza-se no norte brasileiro, distante 719 km da capital Belém.
Parauapebas, PA Atualizado às 04h06 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 31°

Sex 31°C 21°C
Sáb 32°C 22°C
Dom 31°C 21°C
Seg 30°C 22°C
Ter 31°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio