Tomaram posse, nesta quarta-feira (1º), os 41 deputados eleitos no Pará nas eleições de outubro de 2022 durante sessão solene na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), em Belém.
Nesta sessão, também foi eleita a mesa diretora para o 1º biênio da Casa Legislativa. O governador Helder Barbalho (MDB) e outras autoridades participaram da sessão.
O último presidente da Alepa, deputado Chicão (MDB), dirigiu os trabalhos e também foi reeleito presidente da Casa, com 40 votos e um voto em branco.
Entre os deputados eleitos, um deles deve assumir uma secretaria no Governo Estadual, portanto outro colega de partido deve assumir o cargo dele na Alepa.
Igor Normando (Podemos) foi anunciado como titular da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac). No lugar dele, deve assumir Torrinho (Podemos), de São Félix do Xingu, terceiro candidato mais votado do partido.
Confira a lista dos deputados que tomam posse
Chamonzinho (MDB)
Iran Lima (MDB)
Cilene Couto (PSDB)
Chicão (MDB)
Rogério Barra (PL)
Erick Monteiro (PSDB)
Adriano Coelho (PDT)
Gustavo Sefer (PSD)
Torrinho (Podemos)
Dirceu Ten Caten (PT)
Braz (PDT)
Luth Rebelo (PP)
Zeca Pirão (MDB)
Ronie Silva (MDB)
Paula Titan (MDB)
Fábio Freita (REPUBLICANOS)
Angelo Ferrari (MDB)
Carlos Vinícius (MDB)
Martinho Carmona (MDB)
Antonio Tonheiro (PP)
Ana Cunha (PSDB)
Diana Belo (MDB)
Dr. Wanderlan (MDB)
Eraldo Pimenta (MDB)
Thiago Araújo (CIDADANIA)
Bob Fllay (PTB)
Vitor Dias (UNIÃO BRASIL)
Andreia Xarão (MDB)
Delegado Nilton Neves (PSD)
Lu Ogawa ((PP)
Elias Santiago (PT)
Maria (PT)
Wescley Tomaz (PSC)
Josué Paiva (REPUBLICANOS)
Fábio Figueiras (PSB)
Bordalo (PT)
Delegado Toni Cunha (PSC)
Lívia Duarte (PSOL)
Renato Oliveira (PODEMOS)
Aveilton Souza (PL)
Coronel Neil (PL)
Mesa diretora
A segunda sessão para a eleição da mesa diretora para o mandato de dois anos também foi realizada nesta quarta, onde era permitida a reeleição.
A votação se deu por escrutínio secreto e pelo sistema eletrônico, exigindo maioria absoluta dos votos, em primeiro escrutínio e maioria simples, em segundo escrutínio.
Para concorrer, era necessário registro, perante a mesa, de chapas, de candidatos previamente escolhidos pelas bancadas dos partidos, blocos parlamentares ou federações de partidos aos cargos que, de acordo com o princípio da representação proporcional, tenham sido distribuídos a esses partidos, blocos ou federações.
Nenhum candidato poderia concorrer em mais de uma chapa. Após o resultado da eleição, a posse é imediata.
Na composição da Mesa deve ser assegurada, a representação proporcional dos partidos. A escolha dos nomes também obedece ao estatuto de cada partido.
Mín. 22° Máx. 33°