23°

Tempo nublado

Parauapebas, PA

PARAUAPEBAS LEGISLATIVO

Vereadores de Parauapebas solicitam mais atuação do Poder Executivo Municipal

Na sessão ordinária desta terça-feira (29), os vereadores apresentaram novas demandas da comunidade ao plenário.

02/12/2022 às 15h34
Por: Redação Fonte: Josiane Quintino/AscomLeg
Compartilhe:
 Vereadores de Parauapebas solicitam mais atuação do Poder Executivo Municipal

Na sessão ordinária desta terça-feira (29), os vereadores apresentaram novas demandas da comunidade ao plenário. Na Indicação nº 509/2022, o vereador Elias da Construforte (PSB) requisitou a construção do Centro de Referência de Queimados.

Conforme explicou o vereador, o município de Parauapebas conta, na área de atendimento à saúde, com o Pronto Socorro e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), ambos com referência em urgência e emergência, e o Hospital Geral de Parauapebas (HGP), que tem seus atendimentos eletivos.

Segundo o Ministério da Saúde, anualmente, pelo menos um milhão de pessoas sofrem queimaduras no país. A maioria delas acontece em casa e é causada por líquido inflamável, como a explosão de botijão de gás e a eletricidade de fiação elétrica precária. Dados da Secretaria Municipal de Saúde atestam o aumento de casos de queimaduras nos últimos anos.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Infelizmente, o município não tem um centro de saúde especializado para esse atendimento, acarretando alternativa de referenciar seus pacientes ao Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), localizado em Ananindeua, o único de referência em queimados no Norte. É com esse sentimento que vejo com urgência a necessidade de construção de um centro de referência no atendimento aos queimados, com sala de atendimento de emergências, ambulatório para casos agudos com seguimento até a cura, centro cirúrgico com equipamentos de última geração, UTI, quartos de isolamento e enfermarias com leitos, para que haja a internação tanto de adultos como de crianças em fase grave de queimaduras e com uma equipe altamente especializada, contando com médicos, cirurgiões plásticos, enfermeiras, técnicos e auxiliares de enfermagem especialmente habilitados para o tratamento eficaz dos pacientes”, acrescentou Elias da Construforte.

Por meio da Indicação n° 514/2022, o vereador Leandro do Chiquito (Pros) requisitou que o fornecimento de água tratada seja regularizado no Bairro Nova Vitória.

O parlamentar contou que teve conhecimento de que os moradores do bairro vêm enfrentando dificuldades no que diz respeito ao fornecimento de água. “Segundo informações, metade do bairro está sem água, sendo atendida por apenas dois poços artesianos, os quais não suprem a demanda da população. Além disso, a localidade não é atendida por carro pipa, o que poderia amenizar a atual situação. Sendo urgente proporcionar água potável aos moradores da localidade”, assegurou Leandro do Chiquito.

Por sua vez, o vereador Elvis Silva (MDB), popularmente conhecido como Zé do Bode, apresentou o Requerimento n° 23/2022, pedindo à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Parauapebas que oficialize junto à Equatorial Energia mais um pedido de resposta das demandas pertinentes à audiência pública realizada pelo Legislativo este ano.

Zé do Bode contou que em setembro foi realizada uma audiência pública tendo como objetivo que a Equatorial energia prestasse esclarecimentos sobre algumas questões formalizadas por usuários do município, tanto da zona urbana como da zona rural, como faltas constantes de energia, contas em desacordo com consumo, queima de equipamentos domésticos, péssimo atendimento na agência local e outros assuntos. Entretanto, já transcorreram mais de cinquenta dias e a Equatorial Energia até a presente data não se pronunciou sobre a referida pauta de reivindicações, razão pela qual será necessária a interferência da Câmara Municipal para que sejam prestados os devidos esclarecimentos à população do município.

Como as demandas apresentadas nos pedidos se revelaram pertinentes, os vereadores as aprovaram em unanimidade. Com a aprovação da Câmara, as indicações serão enviadas ao Poder Executivo, que deverá analisar e implementar os pedidos. Ao Requerimento, a Mesa Diretora do Legislativo dará o encaminhamento necessário junto à Equatorial Energia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 03h06 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 32°

Qua 31°C 22°C
Qui 31°C 23°C
Sex 31°C 22°C
Sáb 29°C 23°C
Dom 29°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio