21°C 34°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Ministério da Justiça contabiliza 275 crimes eleitorais e 121 prisões

Houve apreensão de R$ 1,8 milhão

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Brasil
02/10/2022 às 11h50 Atualizada em 02/10/2022 às 12h00
Ministério da Justiça contabiliza 275 crimes eleitorais e 121 prisões
© Antonio Cruz/Agência Brasil

O Ministério da Justiça e Segurança Pública já contabiliza 275 crimes eleitorais em todo o país. Deste total, 121 resultaram em prisões; e R$ 1,8 milhão apreendido, no total até agora. Seis armas foram apreendidas. Os números, divulgados pouco antes das 9h, constam do boletim da Operação Eleições 2022.

O estado com maior número de ocorrências é o Rio de Janeiro, com 27 casos, seguido do Amapá (26), Goiás e Roraima (ambos com 21 ocorrências), Sergipe (19) e Acre (11). Na sequência, Amazonas e São Paulo registraram 11 e 10 ocorrências, respectivamente, seguidos de Minas Gerais e Paraná, com 9 ocorrências cada.

Até o momento, o crime eleitoral mais praticado, segundo o boletim, é o de “compra de votos/corrupção eleitoral”, com 97 registros. Crimes de boca de urna somam oito ocorrências; e transporte irregular de eleitores, sete casos.

Continua após a publicidade
Anúncio

Das 121 prisões ocorridas, 23 foram em Roraima; 16 no Amapá; 12 no Espírito Santo; e 11 no Acre e na Paraíba. Outras 10 prisões foram feitas no Amazonas. Dos 58 crimes comuns ocorridos nos locais de votação, 55 foram praticados contra candidatos.

O ministério já contabiliza, em todo país, 33 casos de incidentes de segurança pública e defesa civil: 15 em Minas Gerais; oito no Rio Grande do Sul; seis em Pernambuco; e um no Amazonas. Houve também seis casos relatados de falta de energia (cinco em Minas Gerais e um no Amazonas).

A Operação Eleições conta com a participação de representantes institucionais das 27 unidades federativas; do Tribunal Superior Eleitoral (TSE); das Polícias Civis e Militares; da Polícia Federal; da Polícia Rodoviária Federal (PRF); dos Corpos de Bombeiros Militares; do Ministério da Defesa; da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); das Secretarias de Segurança Pública e Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Reprodução | Redes Sociais
ELEIÇÕES 2024 Há 2 anos

Parauapebas: Amara Melo realizará ato de filiação ao União Brasil neste sábado (9)

Com uma trajetória marcada pela atuação em diversos projetos de grande relevância na área da construção civil em Parauapebas e municípios vizinhos, Amara Melo decidiu dar um passo importante em sua vida: filiar a uma nova sigla partidária.

| Reprodução
ELEIÇÕES 2022 Há 3 anos

Datafolha projeta vitória de Lula no 2º turno da eleição presidencial

O instituto Datafolha projetou vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno da eleição presidencial realizados neste domingo.

| Reprodução
ELEIÇÕES 2022 Há 3 anos

Eduardo Leite consegue virada e é o 1º governador reeleito do RS, projeta Datafolha

A união dos eleitores gaúchos em torno de Leite se deu, em grande parte, para impedir que o bolsonarismo chegasse ao Palácio Piratini na figura de Onyx, ex-ministro de cinco pastas e um dos mais fiéis escudeiros de Bolsonaro.

| Reprodução
INTERVENÇÃO Há 3 anos

Prefeito de Jacobina, na BA, denuncia blitz da PRF durante o 2º turno das eleições

Caso ocorreu na manhã deste domingo (30), na BR-324, no trecho que corta o bairro da Jacobina II.

| Reprodução
ELEIÇÕES 2022 Há 3 anos

TSE recebe pedido de prisão imediata de diretor da PRF

Além de desobedecer determinação do ministro Alexandre de Moraes, do TSE, o diretor da Polícia Rodoviária Federal, Silvei Vasques, também pediu votos para o presidente Jair Bolsonaro (PL), em uma publicação nos stories do Instagram.