A prefeitura de Moju, no nordeste do Pará, decretou situação de emergência por causa da falta de energia elétrica. A cidade e a vizinha Tailândia estão há três dias sem luz após um forte temporal derrubar uma torre de transmissão, no domingo (18).
Mais de 40 mil pessoas foram afetadas e, nesta terça-feira (20), pelo menos 24 mil imóveis continuavam sem luz. O temporal também destelhou casas.
Alguns estabelecimentos compraram geradores a gasolina e estão cobrando R$ 5 para quem precisa carregar o celular.
"Como as pessoas estão precisando e começaram a trazer o aparelho, estamos cobrando R$ 5 porque o gerador é a gasolina e consome muito", explicou a trabalhadora de um estabelecimento.
A falta de luz também afeta o abastecimento de água, pois falta energia para bombas em algumas comunidades. "A gente está economizando o resto da água da caixa", diz o estudante Kaik Bruno.
A previsão é que a energia seja totalmente estabelecida na tarde de quarta-feira (21) devido à complexidade dos trabalhos, segundo a Equatorial, concessionária de energia no Pará.
No início da tarde desta segunda (19), a Equatorial Energia Pará informou que a energia estava restabelecida em algumas comunidades e "que as equipes técnicas estão realizando manobras para normalizar em 100% o fornecimento de energia".
Mín. 22° Máx. 36°