O Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (Unicef) instalou um monumento que recria uma sala de aula, na Praça da República, em frente ao Theatro da Paz, em Belém.
A entidade quer chamar atenção para a importância da educação básica no Brasil, em epecial no Pará, onde a evasão escolar aumentou após a pandemia de Covid-19, de acordo com pesquisa do Unicef. A estrutura, feita de gesso e madeira e pintada com tinta dourada, foi inaugurada na última sexta-feira (09).
"Esse monumento representa um olhar para a educação de maneira cuidadosa, amorosa, e a importância que a educação tem para o direito da criança e do adolescente", diz a assessora de imprensa do Unicef, Ida Pietricovsky.
Antes da pandemia, em 2019, o Unicef fez um levantamento dos alunos que estão fora da idade adequada para a série que estão cursando. No Pará, o dado corresponde a 46% dos estudantes do Ensino Fundamental, e 50% corresponde ao Ensino Médio. De acordo com a FGV, a evasão foi de 2%, em 2019, para quase 7% em 2021 no estado.
"Muitas crianças voltaram para o trabalho infantil, muitas meninas abandonaram a escola por causa da gravidez e a gente entende que não isso não pode ser permitido", completa Ida.
"É preciso ter seriedade, sobretudo nesse momento, em que estamos passando de desafios políticos, onde escolhas devem ser feitas. Que possamos ter atenção e considerar que educação é fundamental para que possamos melhorar a nossa sociedade", diz a pesquisadora Isabel Lucena.
Mín. 22° Máx. 36°