
O cuidado com asaúde e o bem-estar animaltem ganhado cada vezmais espaço nas políticas públicasda capital paraense. Com ações permanentes de atendimento veterinário e controle populacional, a Prefeitura de Belém segueampliando o acesso gratuito à castração de cães e gatos, especialmente para famílias de baixa rendaeprotetores independentesque acolhemanimais resgatados das ruas.
A cabeleireira Dandara Tuanny da Silva Amorim Queiroz, de 32 anos, moradora do bairro da Condor, conseguiu atendimento para osgatos Zé e Luiz no serviço de castração do trailer itinerante da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal(Sepda)no último dia 30 e aprovou o atendimento recebido pela equipe. Dandara possui30 gatos, todos resgatados das ruas, e conta com oapoio da rede municipal para cuidar da saúde dos animais.
“O atendimento foi bem rápido. Fiz meu cadastro e entrei como cuidadora por ter muitos animais. Fizemos a coleta dos exames pré-operatórios, o resultado saiu em menos de uma semana e logo depois eles já foram colocados na lista de castração do mês”, contou.
Dandara também destacou oacolhimentorecebido por ela durante todas as etapas do atendimento pela equipe da Sepda.
“Todos os envolvidos, desde as veterinárias do trailer até o pessoal dos exames e da castração, foram muito gentis e cuidadosos com os animais. Me passaram muita segurança, porque eu tinha muito medo. É muito importante o que a Prefeitura está trazendo para as nossas vidas, porque cada castração no particular seria muito cara, principalmente para mim, que tenho muitos animais”, afirmou.


Para atitular da Sepda, Eliana Uchoa,a castração é uma medida essencial para a saúde animal e para o controle populacional de felinos na cidade.
“A castração é um ato decuidado e responsabilidade. Além de prevenir diversas doenças, ela contribui diretamente para reduzir o abandono e o sofrimento de animais em situação de rua”, destacou.
A secretária também reforçou a importância doacesso gratuitoao serviço para famílias que não conseguem arcar com os custos do procedimento na rede privada.

“Nosso objetivo é garantir que a população tenha acesso a um serviço seguro, humanizado e gratuito. Com isso, fortalecemos as políticas públicas de proteção animal e promovemosmais qualidade de vida para os felinos e seus tutores”, afirmou Eliana Uchoa.

Ostutores interessados em participar da ação devem realizar cadastro préviono trailer do Belém Animal Itinerante, em frente à Sepda,das 8h às 14h.
Para o cadastro, é necessário apresentarcomprovante de residência e registro do CadÚnico. Caso o tutor não possua o documento, também é possívelcomprovar renda familiar de até dois salários mínimos.
Após avalidação da documentação, os animais passam por triagem clínica e coleta de sangue para exames pré-operatórios.Somente depois da avaliação veterinária e da confirmação de que os felinos estãoaptos para o procedimentoé que eles entram na lista de castração, conforme adisponibilidade de vagas.
Nesta quinta-feira (21),mais uma etapa desse trabalho será realizada por meio doPrograma Belém Animal Itinerante, que promoverá umnovo mutirão de castração gratuita de gatosem frente à sede da (Sepda), naavenida Bernardo Sayão. A ação é destinada aosgatos previamente cadastradosno trailer itinerante instalado em frente à secretaria ou durante ações realizadas pela Prefeitura de Belém por meio da Sepda. O mutirão oferta50 vagas a cada 15 diase, até o momento, jácontabiliza 100 animais castrados.
A iniciativa buscareduzir o abandono, prevenir doençase garantir maisqualidade de vida aos animaise seus tutores.