22°C 33°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Campanha do Maio Amarelo começa no município de Parauapebas

No evento, autoridades municipais e órgãos de segurança destacaram a importância da responsabilidade de cada cidadão para a paz no trânsito.

Redação
Por: Redação Fonte: AscomPMP
05/05/2022 às 16h54
Campanha do Maio Amarelo começa no município de Parauapebas
| Reprodução

Parauapebas participa pela nona vez da campanha Maio Amarelo, que neste ano de 2022, tem como tema  "Juntos Salvamos Vidas". O objetivo é promover a empatia e a redução das estatísticas de acidentes de trânsito, que só no ano de 2021, Parauapebas foi o segundo município do Pará com mais motociclistas indo parar nas alas de emergência dos hospitais da cidade, perdendo apenas para Belém. A abertura oficial ocorreu nessa quarta-feira, 4, na Câmara Municipal.

No evento, autoridades municipais e órgãos de segurança destacaram a importância da responsabilidade de cada cidadão para a paz no trânsito.

“O governo municipal já tem aderido, em anos anteriores, e esse ano precisa ficar mais forte, essa intensificação da orientação no comportamento do condutor e do pedestre na rua”, ressalta o vice-prefeito João Trindade.

Continua após a publicidade
Anúncio

A programação é conduzida pelo Núcleo de Educação para o Trânsito (NET) do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), ambos ligados à Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi).

“Há 10 anos, o departamento municipal de trânsito trabalha com essa temática para a redução de sinistro de trânsito em Parauapebas. O Maio Amarelo é um movimento internacional, e surgiu com um só objetivo: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito”, comenta Abias Nascimento, coordenador do NET.  

 Cadeirante há mais de 11 anos, o servidor público João Maicon Vieira relatou seu trágico acidente de moto, ocorrido por embriaguez. “Bebi, montei na moto, achei que estava legal; bati no meio-fio, caí e a moto caiu por cima de mim. Minha mãe recebeu aquela fatídica notícia: ‘pode levar para casa, porque a partir de hoje, ele não vive, ele vegeta. Seu filho é tetraplégico’. Muito tratamento, muita fé em Deus e hoje eu já consigo me locomover com algumas dificuldades, mas locomovo até legal”, conta.

Diversas ações educativas serão realizadas em pontos públicos da cidade durante o mês, como também palestras em instituições e empresas, e ainda um passeio ciclístico também chamará a atenção da população para a campanha.

MUNICÍPIOS COM MAIOR INTERNAÇÃO DE ACIDENTES COM MOTOS

  • 1º — Belém: 247
  • 2º — Parauapebas: 181
  • 3º — Marabá: 165
  • 4º — Ananindeua: 147
  • 5º — São Félix do Xingu: 106
  • 6º — Itaituba: 78
  • 7º — Canaã dos Carajás: 66
  • 8º — Porto de Moz: 64
  • 9º — Redenção: 63
  • 10º — Santo Antônio do Tauá: 51

 

Fonte: Ministério da Saúde (jan-jun 2021)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.