21°C 31°C
Parauapebas, PA
Publicidade

12ª Caminhada pela inclusão reúne milhares na Praça Batista Campos

A caminhada foi realizada em alusão ao Dia Mundial da Síndrome de Down, reunindo familiares, amigos e pessoas com síndrome de Down em prol de uma s...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Belém
22/03/2026 às 18h21
12ª Caminhada pela inclusão reúne milhares na Praça Batista Campos
Crédito: Paula Lourinho

Em alusão aoDia Mundial da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março, a Prefeitura de Belém esteve presente na 12ª Caminhada Down, realizada na Praça Batista Campos, que neste ano teve como tema“Amizade, acolhimento e inclusão. Xô, solidão!”. O tema desta edição teve como objetivo mostrar que a união e a conscientização são capazes de transformar a sociedade.

A data escolhida para a celebração faz referência àtrissomia do cromossomo 21, característica genética que define a síndrome de Down. Mais do que um marco simbólico, o dia chama atenção para a necessidade de garantir direitos, combater o preconceito e ampliar oportunidades.

Foto: Reprodução/Agência Belém
Foto: Reprodução/Agência Belém
Foto: Reprodução/Agência Belém
Foto: Reprodução/Agência Belém

A 12ª Caminhada Down contou, além da presença da Prefeitura de Belém, com a parceria de diversos órgãos e instituições, fortalecendo umarede de apoio voltada à inclusão e ao cuidadocom pessoas com síndrome de Down.

Continua após a publicidade
Anúncio

Durante a programação, foram ofertados serviços comocadastro para a IDPcD,orientaçõeseatividades de conscientização, além deações educativasde combate ao capacitismo e distribuição demateriais informativos. O evento também reuniuapresentações culturaisque valorizaram o protagonismo em um ambiente acessível e gratuito.

Caminhada reforça inclusão e mobilização social

A mobilização vai além de uma caminhada: representa o esforço cotidiano de famílias que lutam pela inclusão de seus filhos.Sônia Amorimé um exemplo. Mãe de João Felipe, adolescente de 16 anos com síndrome de Down, ela relata que participa do evento todos os anos e quea experiência é sempre marcante.

“Todos os anos eu venho com o meu filho. Ele é atendido pela APAE Belém, então é só felicidade estar aqui mais um ano. Aqui a gente mostra que não existe diferença. É uma forma de combater o preconceito e mostrar para a população queo amor e o respeitosão capazes de mudar essa realidade”, comenta Sônia.

Crédito: Paula Lourinho
Crédito: Paula Lourinho

Aatual gestão municipaltambém tem trabalhado para garantir cada vez mais espaços detransformação social, por meio de políticas públicas efetivas que reforçam a participação em áreas de lazer, trabalho e educação.

O município conta, pela primeira vez, com uma secretaria voltada à acessibilidade. Entre os programas e iniciativas implementados pela atual gestão da Prefeitura, estão o “Educar para Incluir“, que busca conscientizar sobre o capacitismo nas escolas e instituições de ensino superior, e o “Emprega PCD“, voltado à empregabilidade de pessoas com deficiência.

Crédito: Paula Lourinho
Crédito: Paula Lourinho

“Essa ação é muito importante para mostrar ao mundo que nós podemos fazer tudo. Uma pessoa com síndrome de Down é capaz de realizar diversas atividades, e as pessoas precisam entender isso. Uma das nossas iniciativas é o Educar para Incluir, que busca a inclusão nas escolas e o combate à violência”, relatou Felype Leal, coordenador do programa Educar para Incluir.

A realização da caminhada e a ampliação de programas voltados à inclusão refletem avanços da gestão municipal, que tem priorizado políticas públicas integradas, investimento em acessibilidade e promoção de direitos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.