
O primeiro dia de folia doCarnaBelém 2026, Carnaval promovido pela Prefeitura de Belém, na capital paraense, foi marcado por muita música e animação. Neste sábado (14), o centro da cidade recebeu o primeiro dia do Circuito Ver-o-Rio – Psica da Velha Chica, realizado em um dos principais pontos turísticos da cidade.
Além do Ver-o-Rio,a programação do CarnaBelém também contempla a Aldeia Cabanae os distritos. Milhares de foliões, de toda a Região Metropolitana de Belém, prestigiaram a festa no local.
A empreendedoraSalete Cunhasaiu de Ananindeua, mesmo após uma forte chuva, para aproveitar o Carnaval com a família na capital.


Entre os brincantes, houve quem não medisse esforços para esbanjar criatividade, como o auxiliar de cozinhaDaniel Lemos, que foi fantasiado de Pikachu inflável e garantiu a interação com o público.
“Vim de Pikachu para brincar, só pela diversão mesmo. Gosto de curtir. Está sendo uma experiência bacana, o pessoal se aproxima para tirar foto, é bem legal”, comentou o folião, em tom bem-humorado.
Oito atrações locaispassaram pelo palco montado na avenida Marechal Hermes: DJ Celine, Fé no Batuque — que convidou o cantor Arthur Espíndola —, DJ Black Soul Samba, Layse e os Sinceros, Mariza Black e o Carnaval do Pinduca.

A multiartista paraenseLayseapresentou sucessos da cena musical local e destacou a importância da iniciativa.

O grupo Fé no Batuque, queexiste há 11 anose é considerado patrimônio cultural e imaterial de Belém, realizou o show sob a forte chuva da tarde, típica do inverno amazônico. Mesmo assim, o público permaneceu no local, transformando a experiência em um momento ainda mais especial.
“Viver o Psica da Velha Chica aqui no Ver-o-Rio foi sentir Belém no seu estado mais verdadeiro. O Festival Psica é identidade. Ele organiza, valoriza e projeta a cultura paraense com seriedade. E, no meio do nosso show, a chuva veio. Mas aqui em Belém, a chuva não atrapalha, ela abençoa.Hoje não fizemos apenas um show, vivemos um momento da cidade”, destacou Geraldo Nogueira, idealizador e integrante do grupo.

LEIA MAIS:
C arnaBelém da Pedreira arrasta 10 mil foliões em sua primeira noite
Abertura do CarnaBelém incendeia público em Outeiro
Arquibancadas lotadas no desfile das escolas de samba de Icoaraci
GALERIA DE IMAGENS: Veja como foi o primeiro dia do CarnaBelém 2026 no Ver-o-Rio
Para garantir a segurança e a organização da programação, a Prefeitura de Belém mobilizou agentes daGuarda Municipal, Polícia Militar, Defesa Civil Municipal e equipes de saúde,com ambulâncias de prontidão, além de equipes volantes de conscientização e prevenção combinada contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).


Quarenta permissionáriosatuaram no local e celebraram a movimentação econômica gerada pela festa. Para a autônomaWaldirene Campelo, que trabalha há 18 anos no comércio informal, a programação no Ver-o-Rio fortalece a renda das famílias.
“Eu acho muito bom porque beneficia todos nós. A chuva costuma afastar as pessoas, mas com a segurança e o CarnaBelém, o público vem sem medo.As vendas estão boas, graças a Deus”, afirmou.

