



A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) implantou, na rede municipal de ensino, dois Polos Bilíngues de Libras, iniciativa que visa ampliar e qualificar a oferta da educação bilíngue para estudantes surdos e ouvintes no município. A proposta assegura a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua (L1) dos estudantes surdos e a língua portuguesa, na modalidade escrita, como segunda língua (L2), fortalecendo o desenvolvimento linguístico, educacional e cultural, em consonância com os princípios da educação inclusiva.
Atualmente, os Polos Bilíngues estão em funcionamento na Escola Polo Faruk Salmem e na Escola Polo Novo Horizonte. As unidades foram selecionadas considerando critérios logísticos, com o objetivo de facilitar o acesso das famílias e garantir a efetiva implantação da proposta bilíngue na rede municipal de ensino.
A iniciativa atende, ao todo, 26 estudantes surdos, sendo 14 matriculados na Escola Polo Faruk Salmem e 12 na Escola Polo Novo Horizonte. Os atendimentos ocorrem nos turnos da manhã, intermediário e tarde, respeitando a organização pedagógica e o funcionamento de cada unidade escolar.
Para assegurar a efetivação da educação bilíngue, os polos contam com profissionais especializados, incluindo seis intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras), responsáveis por garantir a acessibilidade comunicacional no ambiente escolar. Além disso, há professores de Libras, que atuam tanto no ensino da língua para estudantes surdos quanto para ouvintes, promovendo a convivência linguística e o fortalecimento de práticas pedagógicas bilíngues.
Com a implantação dos Polos Bilíngues, o governo municipal reafirma seu compromisso com uma educação pública inclusiva, acessível e de qualidade, assegurando o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento integral dos estudantes da rede municipal.
Reportagem: Rayssa Pajeú
Fotos: Clemilson Xadrez
Assessoria de Comunicação/PMP 2026