
Em 2025, foram mais 12,9 mil atendimentos na Rede e investimentos na capital e no interior do estado


O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), avançou em estrutura, atendimentos e ações dentro da Rede de Proteção a Mulheres, em 2025, quando foram realizados mais de 12,9 mil atendimentos, além de investimentos na capital e interior do estado.
Entre os atendimentos técnicos, realizados pela Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres (SEPM/Sejusc), estão o acolhimento a mulheres em situação de violência doméstica (8.833) e mulheres em situações diversas (1.508). Além das mulheres, a pasta acolhe e realiza atendimentos aos filhos (761) e famílias (367). Outros serviços são as ações e campanhas, que juntos somam mais 4,6 mil atividades em todo estado.
Segundo a secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, os números refletem o compromisso da pasta com políticas para mulheres, seja em situação de violências, seja em situação de vulnerabilidades. “Enquanto Sejusc, estamos comprometidos em avançar cada vez mais na proteção e garantia dos direitos de cada mulher do nosso estado. Contamos com uma equipe humanizada, que acolhe, ouve e realiza os devidos encaminhamentos para aquelas que chegam até nós”, enfatiza.


Capacitação Profissional
A SEPM também oferece cursos de qualificação para mulheres, incluindo mulheres egressas do sistema prisional e jovens em situação de vulnerabilidade social. Somente em 2025, foram beneficiadas 375 mulheres, com cursos como maquiagem, padaria artesanal, cosméticos artesanais, tranças e penteados, cutilagem, inclusão digital e outras formações. Além de certificação, nos níveis de Ensino Fundamental e Médio, para mulheres que desejavam concluir os estudos.
Responsabilização e Educação
Dentro da Sejusc, por meio da Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH/Sejusc), a Rede atua com o Serviço de Atendimento, Responsabilização e Educação ao Agressor (Sare), que acolhe homens cumpridores da Lei Maria da Penha, encaminhados pelo juizado, totalizando 96, em 2025.
Nesse serviço, os participantes são levados a reflexões por rodas de conversa que visam a amenização e reeducação, apresentado a importância da família, da valorização da mulher, a cultura da empatia e a não violência.
Avanços no Interior
Em 2025, foram inaugurados três Serviços de Apoio à Mulher, Idoso e Criança (Samic) nos municípios de Barcelos, Coari e Tapauá. As unidades contam com equipe especializada para atender demandas de denúncias e violações de direitos, de forma humanizada. As novas unidades atuam descentralizando os serviços da rede de proteção e avançando nos municípios do interior do estado.


Investimentos na Rede de Proteção
Aquisições e investimentos fortaleceram ainda mais a Rede de Proteção durante o ano de 2025, como a aquisição de um veículo, junto ao Ministério das Mulheres, que ampliou as ações itinerantes da SEPM em Manaus. Além da entrega de materiais e equipamentos obtidos em parceria com a Unidade Gestoras de Projetos Especiais (UGPE), voltados ao fortalecimento das atividades institucionais.
O Governo do Amazonas investiu na expansão da rede de atendimento especializado, com a reinauguração da unidade do Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem) na zona sul e a ampliação do Sapem Centro-Sul, marcada pela inauguração da Sala Aurora e o lançamento do Guia “Delas”, com os protocolos “Não é não” e “Não se Cale Mana”.
Para saber mais sobre os serviços e equipamentos de proteção oferecidos pela SEPM, o acesso é pelo site sejusc.am.gov.br/mulheres/ , ou pelos canais da Sejusc Mulher (92) 98484-2207 ou (92) 98484-2172. A SEPM está localizada na rua Bento Maciel, nº 2, Conjunto Celetramazon, bairro Adrianópolis.