
A comunidade do bairro do Tenoné recebeu,nesta quinta-feira(15), a Escola Municipal Theodor Badotti,primeira do município projetadapelaPrefeitura de Belémespecificamente para atender a modalidade de ensino deTempo Integral. O investimento ultrapassaR$ 12 milhõese a área construída é de 3.250 m², para as atividades dos cerca de 300 estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da unidade.
Com a entrega da Escola Theodor Badotti, a capital paraense passa de 2 para 10 escolas com atividades de tempo integral neste ano de 2026, umaumento de 470%no número de vagas.
“A Prefeitura de Belém ofertava 300 vagas para Belém inteira, e hoje, só aqui no Tenoné, vamos ofertar 300 vagas, um total detrês mil vagaspara as nossas crianças”, frisa o prefeito Igor Normando.
O ensino integral na escola de tempo integral conta comatividades integradasemodelo pedagógico atualizado, para garantirmais qualidadeno processo de ensino-aprendizagem.

“As escolas estão espalhadas pela cidade, garantindo que esse modelo esteja presente emtodos os cantos de Belém, com equidade”, segundo a secretária adjunta, Beatriz Morrone.
Além da Escola Municipal Theodor Badotti, inaugurada no Tenoné, outras nove escolas passam a ofertar o ensino fundamental em tempo integral, em 6 distritos de Belém.
A nova unidade conta comdez salas de aulatotalmente climatizadas, área de recreio coberta para refeições,jogos educativos, ginásio poliesportivo coberto esala multifuncionaldestinada ao atendimento de crianças com deficiência.
A escola foi planejada comfoco na sustentabilidade, incorporandosistemas modernos e responsáveis, como otratamento de água e esgoto, que garante o manejo adequado dos recursos hídricos e a proteção do meio ambiente. Após o tratamento, cerca de90% da água retorna à naturezaem condições adequadas.
O espaço também dispõe desistema fotovoltaico com painéis solares, que geraenergia limpa, reduz custos operacionais e diminui a emissão de gases poluentes; sistema de captação ereaproveitamento da água da chuva, promovendo o uso racional da água;preservação de árvores nativas, valorizando a biodiversidade local; e umbosque sensorial, espaço pedagógico que estimula o contato das crianças com a natureza e fortalece a educação ambiental desde a infância.
“Além dos ganhos ambientais, a nova escola geraimpactos sociais positivos, como o fortalecimento da educação ambiental, apromoção da cidadania, a melhoria da qualidade de vida da comunidade escolar e o incentivo à adoção depráticas sustentáveisno cotidiano das famílias”, destacou Manuela Porto, coordenadora da Educação Fundamental da Semec.
A escola também busca impacto nobem-estar das criançase os alunos receberão oProjeto Clube Escolaque, segundo o prefeito, será implementado na rede municipal com o objetivo de abrir algumas unidades especialmente para aprática esportiva e lazer. Uma delas é a Escola Municipal Theodor Badotti.
Para atender ademanda da comunidade do Tenonéo antigo espaço onde funcionava a Escola Theodor Badottipassará por reformaspara dar lugar a umacreche.
Maria da Conceição, mãe do estudante Maxwel Barros, de 10 anos, do 5º ano da Escola Theodor Badotti, comemorou a entrega do novo espaço.
“Aqui no Tenoné já precisava de uma escola assim. Isso é muito bom para as nossas crianças e para nós, mães, que também fazemos parte desse processo. Antes, quando a gente passava por aqui,era um lixão, e hoje está essa belezura, uma obra maravilhosa”, afirmou.
Escola Municipal Benvinda de França Messias
Escola Municipal Padre Bruno Sechi
Escola Municipal Professora Perpétuo Socorro Jesus Figueiredo
Escola Municipal Santana do Aurá
Escola Municipal Liceu Mestre Raimundo Cardoso
Escola Theodor Badotti
Escola Municipal de Educação do Campo Maria Clemildes
Escola Municipal de Educação do Campo Maria Madalena Travassos
Escola Municipal de Educação Quilombola de Sucurijuquara Arlinda Gomes
(com oferta em tempo integral até o 3º ano)
Escola Municipal Monsenhor José Maria Azevedo
No Tenoné, a população recebeu a mais nova escola de tempo integral, com estrutura projetada para atender a modalidade e oferecer melhor qualidade no ensino dos cerca de 300 alunos atendidos