
Brinquedos, roupas infantis e adultas, calçados, bolsas, artesanato, acessórios. Estas são algumas das opções que a feira do Mercado de São Brás dispõe para quem deseja fazer ascompras de final de ano num lugartranquilo, seguro e a preços populares.
A uma semana para o Natal, a feira é uma alternativa para consumidores que buscampresentes ou desejam renovar o vestuário e outros itens pessoais.
A dona Maria de Lourdes Góes, de 80 anos, mora no bairro de São Brás e frequenta a feira há muitos anos. Ela diz quecompra de tudo no locale já escolheu o que vai comprar assim que receber a pensão dela. “Eu estava vendo roupa pra minha neta, pra minha secretária e pras minhas filhas”, comentou.

O box onde dona Maria escolheu as peças é o Poranga, de Maria Alice Coelho, que atua na feira há cerca de 25 anos. O espaço vende roupas e acessórios femininos. Foi dessas vendas que Maria Alice tirou o sustento dela e dos dois filhos. Um deles, hoje arquiteto, projetou o espaço para maior comodidade das clientes.
Maria Alice conta que as vendas estavam em baixa, mas que depois da inauguração do novo Mercado de São Brás, sobretudo na COP-30, o movimento aumentou bastante. “A gente já aguardava há muito tempo por essa reforma. Depois da inauguração, as vendas melhoraram, e com o tempo vai melhorar cada vez mais ainda”, disse a comerciante.


A COP-30 tambémalavancou as vendasno Box da COMIP (Cooperativa dos Micro Produtores e Artesãos da Área Metropolitana de Belém), que reúne a produção de20 cooperados. Uma delas é a Ana Alice Lima, que comemora o novo espaço.
“As vendas estão ótimas. Nosso carro chefe é acerâmica. Tem várias opções: pratos regionais, as cumbucas, os vasos… E tem várias opções de preço: tem de25, 35, 70, 80. Tem opções de lembrancinhas, como os chaveiros de 8 reais. Preços quecabem no bolsodo consumidor”, explica a cooperada.
O box comercializa, além da cerâmica, itens como camisas regionais, bolsas de crochê, objetos de miriti, cuias decorativas, bolsas regionais, itens natalinos de patichouli, dentre outros.

Suze Baião é técnica de enfermagem e visitou o Mercado de São Brás pela primeira vez. Ela aproveitou o passeio para escolher um presente para o filho. “Temboas opções, um local muito maravilhoso para você conhecer e encontrar o que você precisa. Opreço é acessível. Eu comprei uma blusa do Flamengo para o meu filho”, conta.

Situada na parte de trás do Mercado, a feira conta com umsetor de alimentos, com boxes de hortifruti, açougue, pescados e mariscos, que oferecemopções para as ceiasde Natal e Ano Novo, e deverão abastecer os estoques nos próximos dias.
No box do Valente Mariscos, Jesus Valente e o pai dele contam que temvariedade para a ceia. ”Tem camarão fresco e salgado, pirarucu, bacalhau, e outras opções de mariscos”, afirmou Jesus.

No box 55, de frutas, os irmãos Marcos e Marcelo Novaes contam que vão chegarfrutas natalinasnos próximos dias. “Uva passas, ameixas, castanhas regionais, castanha portuguesa, pêssego, pêra, todos os tipos de uva, maçã”, comenta Marcelo.

A feira ainda possui boxes deutilidades para o dia a dia, de ervas, de açougue, de farinha. Uma opção para moradores das redondezas, mas também para visitantes de outras regiões da cidade e turistas que desejam incluir as compras no passeio pelo novo ponto turístico de Belém.
Serviço
A feira funciona dentro do Complexo de São Brás, de segunda a sábado, das 7h às 18h, e domingos e feriados, das 7h às 16h.