
Uma comitiva da Prefeitura de Parauapebas esteve em Brasília entre os dias 24 e 27 de novembro para cumprir uma série de agendas institucionais voltadas ao fortalecimento das políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres. A equipe participou de reuniões na Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres (SENEV), na Secretaria Nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados (SENAEC), na Câmara dos Deputados, no Senado Federal, além de realizar visitas técnicas a serviços especializados e integrar o seminário nacional “Uma Nova Agenda para a Violência Política de Gênero”.
Durante as agendas, foram discutidos temas como o fortalecimento da rede de proteção, fluxos de atendimento, integração interinstitucional e apoio técnico do Ministério das Mulheres para qualificação das equipes e aprimoramento dos serviços oferecidos em Parauapebas. O grupo foi composto pela assessora técnica da Secretaria Municipal da Mulher (Semmu), Leonora Ferreira; diretora de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Elismara Pereira; coordenadora do Centro de Referência da Mulher (CRM), Letícia Rossy; psicóloga do CRM, Natally Guimarães; coordenadora do Observatório de Gênero, Jéssica Borges; e pelo fotógrafo do setor de comunicação da Semmu, Marcos Afonso Martins.
“Garantir mais efetividade no atendimento às mulheres em situação de violência é um dos principais objetivos da Semmu. Viemos a Brasília em busca de orientações técnicas sobre programas e projetos federais que poderão ser implantados em Parauapebas”, destacou Leonora Ferreira, ressaltando o apoio da secretária da Mulher, Beatriz Ramos, para o êxito da agenda.
Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres
Na tarde de segunda-feira (24), a equipe foi recebida por Camila Bonfim, coordenadora de Fortalecimento da Rede, e por Fabiana Machado, chefe de divisão. Entre os temas debatidos, estiveram a possibilidade de implantação da Casa da Mulher Brasileira em Parauapebas, estratégias de articulação para esse equipamento e ações de capacitação, como treinamentos via Universidade de Brasília (UnB) pelo Protocolo “Não é Não”. A plataforma Una, destinada à sistematização dos atendimentos, também foi apresentada.
Secretaria Nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados
Na manhã de terça-feira (25), a comitiva esteve na Secretaria Nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados (SENAEC), órgão responsável por políticas de fortalecimento da autonomia das mulheres. A diretora Elismara Pereira apresentou a atuação da Casa de Mainha, equipamento municipal voltado ao acolhimento e fortalecimento de mulheres em situação de vulnerabilidade. As representantes da SENAEC, Ananda Marques e Luiza Lucchesi, detalharam iniciativas federais como lavanderias comunitárias, centros multiuso de cuidados e o programa Asas para o Futuro, desenvolvido em parceria com Institutos Federais, que podem ser implementados no município.
Câmara dos Deputados
Na tarde de terça-feira, a comitiva visitou o gabinete do deputado federal Joaquim Passarinho, que recebeu a proposta para implantação de um novo espaço público capaz de integrar os principais serviços da rede municipal de enfrentamento à violência contra as mulheres. O parlamentar manifestou apoio à iniciativa.
Visitas técnicas
Na quarta-feira (26), a equipe conheceu o Centro Acolher, em Ceilândia (DF), que oferece acompanhamento psicossocial tanto às mulheres em situação de violência quanto aos autores. No mesmo dia, a comitiva visitou a Casa da Mulher Brasileira do Distrito Federal, acompanhada pela subsecretária de Estado da Mulher, Maíra Castro, que apresentou a estrutura e o funcionamento do equipamento.
Observatório Brasil da Igualdade de Gênero
Ainda na quarta-feira, a equipe participou de reunião com a coordenadora geral do Observatório Brasil da Igualdade de Gênero, Camila Rocha Firmino, que apresentou o funcionamento do Observatório e colocou o órgão à disposição para apoiar Parauapebas na elaboração do Relatório Anual Socioeconômico da Mulher (RASEAMP). Também foi apresentada a plataforma DataMulheres, desenvolvida pelo Ministério das Mulheres em parceria com o Dataprev, que automatiza a coleta e análise de dados sobre políticas públicas para mulheres.
Seminário sobre Violência Política de Gênero
Na quinta-feira (27), a equipe participou do seminário nacional “Uma Nova Agenda para a Violência Política de Gênero”, realizado na Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). O evento celebrou os cinco anos do Observatório de Violência Política Contra a Mulher e contou com autoridades como a embaixadora Vanessa Dolce de Faria (Itamaraty), a ex-ministra do TSE Edilene Lobo e a desembargadora Cristina Neves, do Tribunal Regional Eleitoral do DF.
Senado Federal
Encerrando a programação, a comitiva participou, a convite da Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal, da sessão especial em comemoração aos 20 anos do DataSenado. Durante o evento, foi apresentada a 11ª Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher, que entrevistou 21.641 brasileiras em todos os estados e no Distrito Federal entre maio e julho de 2025 — a maior série histórica já produzida sobre o tema.
O governo municipal reafirma seu compromisso em fortalecer a rede de proteção e ampliar políticas públicas que assegurem às mulheres mais segurança, autonomia e respeito.











Texto: Comunicação Semmu
Fotos: Afonso Martins
Assessoria de Comunicação / PMP 2025