21°C 36°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Parceria garante à Belém auxílio na criação de projetos ambientais

Termo de cooperação assinado pelo prefeito de Belém, Igor Normando, e representantes da International Finance Corporation (IFC) prevê assessoria té...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Belém
12/11/2025 às 11h11
Parceria garante à Belém auxílio na criação de projetos ambientais
Crédito: Rayana França

O prefeito de Belém, Igor Normando, assinou na última terça-feira, 11, no Palácio Antonio Lemos, umtermo de cooperação com a International Finance Corporation (IFC), membro do Grupo Banco Mundial e maior organização global de desenvolvimento voltada ao setor privado em mercados emergentes.

A cerimônia de assinatura contou com a presença, ainda, do secretário executivo da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), André Godinho; e dos representantes da IFC, Manuel Reyes Retana, diretor de Divisão para o Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, Jamie Fergusson, diretor global de Clima e Natureza, e Luciana Bertini Galán, oficial sênior no Brasil.

Crédito: Rayana França
Crédito: Rayana França
Foto: Reprodução/Agência Belém
Foto: Reprodução/Agência Belém

O sistema fornece diagnósticos baseados em indicadores como redução de carbono, economia de energia e custos, contribuindo para oplanejamento de políticas públicas sustentáveis e atração de investimentos.

Continua após a publicidade
Anúncio

Durante a reunião, os representantes da IFC destacaram que o Apex Green Cities é uma plataforma que reúne experiências bem-sucedidas de diferentes regiões do mundo, permitindo medir a efetividade e a qualidade dos projetos e compará-los com iniciativas similares em outros países e com os projetos que a cidade deseja implementar, revelando, assim, sua viabilidade ou não.

Para o prefeito Igor Normando, a parceria representa um avanço na modernização da gestão pública e na consolidação de políticas ambientais em Belém.

“Nós temos muitas ideias e sabemos o que precisa ser feito. O Apex vem para nos ajudar a elaborar projetos. Esse acordo reafirma o nosso compromisso com a sustentabilidade e marca um momento de modernização da máquina pública, com o apoio técnico do IFC, que é membro do Banco Mundial”, afirmou.

Crédito: Rayana França
Crédito: Rayana França

O secretário executivo da COP 30, André Godinho, ressaltou que a ferramenta será essencial para buscar investimentos para os projetos de sustentabilidade da Prefeitura.

“Na área de transporte, por exemplo, vamos em busca daeletrificação da frota de ônibus e da ampliação das ciclovias. Em energia, podemos avaliar a viabilidade deinstalação de painéis solares em prédios públicos. Já na área de resíduos, queremosaprimorar o sistema de coleta, lixeiras, canteiros e ecopontos. Cada eixo determinará uma linha de custo que o Apex vai organizar para conectar Belém com oportunidades de financiamento”, explicou.

A Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (Segep) será responsável por coordenar o uso do sistema e promover o treinamento e a qualificação dos servidores públicos que atuarão com a ferramenta.

Além disso, a assistência contempla o desenvolvimento de incentivos para construções verdes e resilientes através de atividades de qualificação e treinamentos técnicos para funcionários municipais e análises para o desenvolvimento de um mecanismo de política pública para incentivar e impulsionar construções eficientes e resilientes no município.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.