
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), realizou, na tarde desta segunda-feira (3) a segunda etapa deformação dos 23 profissionaisque vão atuar nosPontos de Informações Turísticas(PITs) instalados em locais estratégicos da capital. Os espaços são fundamentais para atender visitantes durante a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30).
A atividade ocorreu no Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna, onde um dos PITs já está montado, e foi conduzida pelo diretor de Turismo da Semcult, Thierry Morais. Diferente da primeira preparação — realizada no último dia 31 de outubro, na sede da secretaria —, de caráter teórico, o encontro desta segunda foi voltado à parteprática do atendimento.

“Vamos simular como eles vão atuar dentro dos PITs, identificar erros e acertos, e preparar os profissionais para receber bem os turistas, saber se comportar e manusear o espaço de informação”, explicou o diretor.
Durante a primeira etapa da formação, os participantes receberam orientações sobre o funcionamento de diversos órgãos municipais e estaduais que podem ser acionados pelos visitantes. “Os profissionais tiveram instruções sobre aVara da Infância e da Juventude, atendimento personalizado ao turista, funcionamento dos postos de saúde e encaminhamento para as UPAs,entre outros temas”, detalhou Morais.
Entre os destaques apresentados no treinamento teórico está aDelegacia de Proteção ao Turista, recentemente inaugurada na Estação das Docas. O órgão, vinculado à Polícia Civil, conta comprofissionais bilínguese estrutura preparada para atender ocorrências envolvendo visitantes nacionais e estrangeiros.

Os Pontos de Informações Turísticas são uma iniciativa da Prefeitura de Belém em parceria com o Governo do Estado do Pará, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e Equatorial Energia. Ao todo, serão11 unidades distribuídas em áreas de grande circulação da capital.
Confira aqui onde estão instalados e como vão funcionar os PITs
Segundo o diretor da Semcult, preparação e treinamento são essenciais para garantir a qualidade no acolhimento aos visitantes.
“Esses profissionais estarão nalinha de frente,representando Belém. Um bom atendimento faz com que oturista queira voltar e traga mais pessoaspara conhecer nossa cidade”, ressaltou Morais.

Os PITs também representam umaoportunidade de crescimento para os profissionais selecionados. É o caso de Douglas Castro, 26 anos, formado em História e morador do bairro do Barreiro. Fluente em inglês, ele celebra a chance de participar do evento.
“De onde eu vim, as pessoas não têm esse tipo decontato com pessoas do mundo inteiro. Estar neste evento ultrapassa qualquer expectativa que tinham sobre mim. É umagrande experiência profissionalpara o meu currículo”, contou.
Outra participante é Shala Frade, 30 anos, formada em Direito com pesquisa em Direito Internacional. Também fluente em inglês, ela destaca o papel dos atendentes comoporta-vozes da hospitalidade paraense.
“Seremos oprimeiro contato dos turistascom a cidade. É essencial esclarecer dúvidas, respeitar as diferentes culturas e limites de cada visitante. É a primeira vez que participo de um evento desse porte, e minhas expectativas estão bem altas”, afirmou.