
A Polícia Militar do Pará realizou, nesta sexta-feira (24), mais uma ação de aproximação com a comunidade, por meio do Programa Redes Comunitárias de Segurança. O encontro ocorreu na área de atuação do 2º Batalhão da PM, que abrange oito bairros da região central de Belém, e teve como objetivo fortalecer o diálogo com moradores, comerciantes e representantes locais.
O projeto é uma importante estratégia de Polícia de Proximidade, que busca aproximar a corporação da população, estimulando a cooperação mútua entre cidadãos e policiais na prevenção de crimes e promoção da cultura de paz. A iniciativa é baseada na organização de moradores de uma mesma área, com o apoio da Polícia Militar, para compartilhar informações, adotar medidas preventivas e colaborar com o trabalho policial.
Diálogo- Durante o encontro com a comunidade, o tenente-coronel Allan Sullivan, comandante do 2º BPM, destacou a importância do diálogo direto com os moradores e a continuidade da parceria. “Hoje tivemos a grata satisfação de realizar um café com a comunidade atendida pelo 2º Batalhão. São oito bairros que nós acompanhamos, entre eles Cidade Velha, Campina, Reduto, Umarizal, São Brás e, agora, Batista Campos. Esse momento foi especial porque renovamos nossa parceria com moradores, comerciantes, empresários e feirantes. Essa união é fundamental para planejarmos ações voltadas não apenas à segurança pública, mas também à melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem e trabalham nessa área”, afirmou.
O comandante Sullivan ressaltou ainda que as reuniões com a comunidade são realizadas periodicamente, com a participação de diferentes setores sociais, e que delas surgem ações direcionadas e sustentáveis. “As Redes Comunitárias de Segurança reforçam o papel do cidadão como parte ativa na prevenção da criminalidade. Quando comunidade e polícia atuam lado a lado, os resultados são visíveis: mais tranquilidade, mais confiança e um ambiente social mais saudável”, completou.
O comandante-geral da Polícia Militar do Pará, coronel Sérgio Neves, destacou que o fortalecimento do policiamento comunitário se reflete diretamente nos resultados positivos da segurança pública em todo o Estado. “A Polícia Militar tem ampliado sua presença não apenas com ações ostensivas, mas também com um trabalho contínuo de proximidade com a sociedade. Projetos como as Redes Comunitárias de Segurança fortalecem essa parceria e contribuem para a redução dos índices criminais, pois o cidadão passa a ser parte fundamental do processo de prevenção e proteção coletiva”, afirmou o coronel.