24°C 39°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Emater entrega para mais de 30 famílias o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar em Senador José Porfírio

A iniciativa leva acesso a políticas públicas e fortalecer a cadeia produtiva da cacauicultura na região sudeste do Pará

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
24/10/2025 às 21h03
Emater entrega para mais de 30 famílias o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar em Senador José Porfírio
Foto: Divulgação

Mais de 30 famílias de agricultores familiares do Polo 2 do município de Senador José Porfírio, sudeste do estado, receberam, entre os dias 22 e 23 de outubro, o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) durante um mutirão de emissão e entrega de documentos para produtores de cacau da região.

A iniciativa foi do Governo do Pará, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) do município e Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio).

Um dos agricultores beneficiados com a entrega do CAF, Mateus da Silva, produz cacau, mandioca e farinha, dentro da Chácara Cacau de Ouro, na Vicinal PA Ressaca, local escolhido para o mutirão. Ele comemorou a iniciativa e afirmou que pretende, assim como diversos produtores da região, melhorar o cultivo do fruto.

Continua após a publicidade

“O CAF é o primeiro documento e mais importante para nós agricultores. Somos da roça, dependemos disso e do nosso trabalho feito pelas nossas mãos. Com esse documento, nós poderemos ter acesso a benefícios do Governo Federal e também a financiamentos de projetos nas nossas plantações. No meu caso eu quero investir em uma casa de farinha para aumentar a minha produção e também no cacau”, disse.

Para ele, todo e qualquer incentivo ao pequeno agricultor feito pela Emater, é bem-vindo, principalmente quando se trata de extensão rural, ao ver os técnicos da empresa pública chegarem em locais afastados e de difícil acesso, para levar mais dignidade ao homem do campo.

“Antes nós não tínhamos pessoas preocupadas com a gente e quando entramos em contato com o pessoal da Emater, eu fiz questão de disponibilizar a minha chácara para fazer esse mutirão. Além do CAF, ainda recebemos adubos, sementes de açaí. Foi muito importante mesmo para todos nós. Ainda faltam muitas famílias receberem esse benefício, mas aos poucos iremos conseguir alcançar, com o apoio da Emater”, afirmou.

Outro agricultor beneficiado foi o Raimundo Mota. Ele possui uma plantação de cacau e destacou a importância de agora, com o CAF, ser reconhecido como agricultor familiar rural e ter direitos garantidos. “Vai nos ajudar a conquistar muitas coisas para melhorar a vida da minha família. Quero melhorar a minha produção de cacau e aumentar a minha renda. Todos nós ficamos realmente agradecidos por essa parceria com a Emater”, disse.

O Chefe do Escritório Local de Senador José Porfírio, Arino Tabosa, explicou que os técnicos foram procurados para atender a demanda da comunidade. “Eles nos procuraram para fazer a emissão do CAF, pois muitos estavam sem o documento. A maioria atua na produção de cacau. Iniciativas como essa fortalecem bastante o trabalho deles, porque agora são reconhecidos oficialmente como agricultores familiares e podem ter acesso a todos os benefícios, auxílios e créditos rurais para terem mais dignidade, qualidade de vida, com geração de renda e emprego, além de fortalecer ainda mais a cadeia produtiva da cacauicultura”, finalizou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.