O Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), realizou na última quarta-feira, 22, mais uma ação de saúde pública para pacientes hospitalizados à espera de transplante. A logística coordenada pela Central Estadual de Transplantes da Secretaria de Estado de Saúde Pública (CET/Sespa), envolveu a doação de um fígado que foi conduzido pelo Grupamento até Belém.
A iniciativa faz parte do apoio à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio de um trabalho ágil feito pela equipe de pilotos do Graesp e dos profissionais de saúde, de Belém, e do Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema.
Essa é a segunda condução de órgão captado no hospital de Capanema e articulada entre os órgãos de segurança, juntamente com o órgão de saúde do Estado que atuaram de forma conjunta e ágil para que o órgão pudesse chegar de forma segura e pronto para o transplante.
“Conseguimos acelerar a captação de órgãos, do local de onde vai ser captado e o local onde vai ser entregue. Esse é o papel do Graesp, entregar em tempo hábil, reduzindo a distância para que órgão chegue em condições de ser feito esse transplante com segurança pelas equipes médicas. Esse ano é a segunda vez que realizamos essa captação junto com a Central Estadual de Transplante, no município de Capanema e vemos a importância do Graesp também na preservação da vida e dos órgãos, já que este, em especial, vai servir para a vida de alguém. Ficamos muito felizes de saber que colaboramos e participamos na boa recuperação de uma pessoa que esteja precisando de um auxílio tão vital para a sua saúde”, ressaltou Armando Gonçalves, diretor do Grupamento Aéreo de Segurança Pública.