21°C 34°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Cosanpa inicia tratativas para expandir atuação no abastecimento rural no Pará

Após a concessão dos serviços de saneamento, Companhia amplia foco e começa a desenvolver projetos para atendimento à zona rural, em alinhamento co...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
23/10/2025 às 10h55
Cosanpa inicia tratativas para expandir atuação no abastecimento rural no Pará
Foto: Divulgação

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) iniciou as tratativas para atuar no abastecimento de água em áreas rurais do território paraense, uma atribuição que passou a integrar suas responsabilidades após a concessão dos serviços de saneamento no Pará. Além de produzir água para Belém, Ananindeua e Marituba, a Cosanpa amplia agora seu foco para garantir água tratada às populações que vivem fora dos centros urbanos.

Como parte desse processo, representantes da Cosanpa participaram de uma reunião online com o especialista em saneamento rural, Helder Cortez, e a equipe da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), para conhecer o Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR), modelo reconhecido internacionalmente pelo Banco Mundial pela gestão participativa e sustentável em comunidades rurais.

Continua após a publicidade

A reunião foi proposta pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado do Pará (Senge), considerando a expertise da Cagece na área. O objetivo principal foi compreender o funcionamento do modelo cearense, que alia gestão comunitária, sustentabilidade financeira e parceria entre o poder público e as comunidades atendidas. Nesse formato, criado em 1996, os próprios moradores participam ativamente da operação e manutenção do sistema.

“Estamos iniciando um novo momento para a Cosanpa, em cumprimento à orientação do governador Helder Barbalho e da vice-governadora Hana Ghassan, para que a Cosanpa direcione esforços também ao atendimento da zona rural. A troca com a Cagece nos oferece um modelo de sucesso, que pode inspirar soluções adaptadas ao nosso Estado. Queremos garantir água de qualidade, gestão eficiente e desenvolvimento social também para quem vive fora das cidades”, destacou o presidente da Cosanpa, coronel PM Dilson Júnior.

Durante a apresentação, Helder Cortez compartilhou os resultados alcançados pela Cagece com o SISAR, que hoje beneficia mais de 1,1 milhão de cearenses residentes na zona rural. Segundo ele, o diferencial do modelo está na gestão comunitária participativa, que fortalece o pertencimento e a autonomia das comunidades.

“Estamos felizes em compartilhar nossa experiência com a Cosanpa e confiantes de que o Pará poderá adaptar esse modelo com sucesso, garantindo abastecimento sustentável e de qualidade à população rural. A gente deseja que o estado do Pará faça com competência a replicação dessa nossa modelagem e possa realizar essa melhoria na qualidade de vida dessas pessoas”, afirmou o especialista em saneamento rural.

A partir dessa troca, a Cosanpa instituiu um grupo de trabalho técnico para estudar a aplicação de um modelo similar no Pará, considerando as especificidades de cada região. A engenheira sanitarista Elinamy Barbosa, representante do Senge e integrante do grupo, ressaltou que a iniciativa marca um avanço institucional para a Companhia.

“Para nós, enquanto sindicato dos engenheiros e enquanto empregados efetivos da Companhia, essa reunião foi um marco no fortalecimento institucional da Cosanpa. Trazer para nós uma expertise que o Estado do Ceará já possui, na pessoa do doutor Helder Cortez, com todo um histórico de sucesso na implantação e manutenção do saneamento rural, vai agregar muito à nossa Companhia. Tenho certeza que isso vai ser um marco de grande sucesso, que trará resultados positivos também para a população do nosso Estado.”

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.