Nesta quarta-feira (22), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) realizaram uma reunião de alinhamento estratégico para potencializar ações conjuntas voltadas ao fortalecimento da educação pública nos municípios paraenses. O encontro reafirmou a parceria entre as instituições e destacou o compromisso mútuo com a melhoria dos indicadores educacionais no Estado.
“Foi uma honra participar deste encontro com o Tribunal, para que possamos estreitar a relação da educação pública do Pará com o papel do TCM junto aos municípios. Temos vários pontos de sinergia e de soma de esforços, como o programa de Alfabetização, o processo de municipalização do Ensino Fundamental, especialmente do 1º ao 5º ano, e as fiscalizações dos programas de transporte e alimentação escolar repassados aos municípios. A união entre as instituições é o grande segredo para continuarmos avançando na educação pública do Pará. Agradeço aos conselheiros do Tribunal por colocarem a educação como uma de suas prioridades de atuação”, destacou o secretário de Estado de Educação, Ricardo Sefer.
O trabalho conjunto visa fortalecer as políticas educacionais, garantindo mais qualidade de ensino e eficiência na gestão educacional dos municípios.
“A integração entre as instituições é fundamental. O TCM é um grande parceiro da Seduc. Para além das suas funções de controle, o Tribunal tem mostrado uma forte atuação na pauta da educação. Esta reunião marca um novo momento de alinhamento, com foco especial na primeira infância, na alfabetização e em todas as etapas do ensino. É uma parceria estratégica para o avanço da educação paraense”, ressaltou o secretário adjunto da Seduc, Diego Maia.
Participaram da reunião o presidente do TCM, Lúcio Vale; o secretário adjunto de Gestão de Rede e Regime de Colaboração (Sarc) da Seduc, Diego Maia; a coordenadora do programa Alfabetiza Pará, Carla Reis; além de conselheiros e técnicos do Tribunal.