Reunindo pessoas de todas as idades com o objetivo de render louvores à Nossa Senhora de Nazaré, o Círio Musical, esse ano, contempla sete noites consecutivas. No palco montado em frente ao Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, na Folha 16, a música deixa de ser apenas espetáculo e se torna um elo entre a fé do povo e a Virgem Maria. Esse é o tom da 7ª edição do evento, que ocorre entre os dias 19 e 25 de outubro, com o tema “Maria, Sinal de Esperança”.
O cantor Eros Biondini, uma das principais atrações e que abriu a programação, celebra o retorno a Marabá. Essa foi a quarta vez que ele esteve na cidade, sendo a primeira vez no Círio Musical.
“Estou muito feliz de voltar, depois de 30 anos da minha primeira apresentação aqui. Marabá é uma cidade que amo muito e sempre priorizo na minha agenda. Cantar no Círio Musical é um privilégio, é ver a fé desse povo se transformar em louvor. Hoje, Marabá se torna a capital da fé no Brasil”, declarou o artista, que completou 35 anos de carreira.
Entre o som dos instrumentos e o coro das vozes, há algo ainda maior, a devoção. Com shows diários, sempre às 21h, o palco montado em frente ao Santuário torna-se um ponto de encontro de católicos da região. Pessoas como o autônomo Antônio Marcos, que participa com a família, a esposa Katiana, e os filhos Samuel, Maria Clara e Pedro. “Quem canta, reza duas vezes. Através do louvor e da arte, a gente experimenta aquilo que Nossa Senhora viveu. Gratidão, entrega e fé. É um momento de louvar a Deus e celebrar a vida”, disse.
A programação celebra o poder da música como forma de evangelização, com atrações que vão de nomes nacionais a talentos regionais. Entre os destaques, Eros Biondini, Samba Santo, Cássio Gustavo, Banda Santuário, Irmãs Pequeninas, Fátima Souza e GBA Worship conduzem o público a uma experiência espiritual em forma de arte.
Para Leidiane Sousa, coordenadora do Círio Musical, esta edição marca um novo capítulo na história do evento. “Estamos muito felizes com o Círio Musical 2025. Pela primeira vez, teremos sete noites de celebração católica, com momentos de adoração, música e espiritualidade. É uma programação especial, que valoriza artistas regionais e também traz grandes nomes da música nacional. Convido todas as famílias a participarem: é um tempo de renovar as energias, fazer nossas preces e viver a fé de forma alegre e comunitária”, afirma.
Além das apresentações, o evento também é um gesto de solidariedade. Durante toda a semana, o público é convidado a doar alimentos que serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade.
O Círio Musical integra a programação oficial do Círio de Nazaré de Marabá, realizado com o apoio do Governo do Pará, Prefeitura Municipal de Marabá, Secretaria de Cultura (Secult), Equatorial Energia e Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, sob a produção da Estrela do Pará.
Entre os fiéis, a emoção é o sentimento que melhor traduz o significado do evento. Jamily Moura, de 18 anos, é paroquiana do Santuário, devota e integrante da guarda de Nossa Senhora e vive o Círio desde antes de nascer.
“Eu participo desde a barriga da minha mãe. Estar aqui é sempre uma experiência renovadora. O Círio é o coração do paraense, e o Círio Musical é uma extensão desse amor. Quando os cantores sobem ao palco, eles não apenas se apresentam, mas evangelizam. Cada música é um testemunho, uma forma de Deus falar conosco”, compartilha.
Um ponto de muita emoção acontece no encerramento da noite, quando o padre traz até ao palco a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, um momento único para todos, ainda mais para quem vive isso pela primeira vez, como foi o caso da devota Márcia Elizabete, que era uma das emocionadas, e por vários momentos não conteve as lágrimas durante as apresentações. “É uma emoção muito grande, estou muito feliz. O Círio Musical está muito bom, estão de parabéns”.
Confira a agenda completa do Círio Musical 2025
20/10 – Samba Santo, grupo que leva alegria e evangelização em ritmo contagiante;
21/10 – Cássio Gustavo, talento regional em ascensão no cenário católico;
22/10 – Banda Santuário, expressão da musicalidade marabaense;
23/10 – Irmãs Pequeninas, exemplo de fé e dedicação;
24/10 – Fátima Souza, uma das vozes mais conhecidas da música de evangelização no Brasil;
25/10 – GBA Worship, grupo paraense que representa a nova geração do louvor contemporâneo.
Texto: Osvaldo Henriques e Kélia Santos
Fotos: Sara Lopes
The post Círio 2025: Música e fé embalam 7ª edição do Círio Musical de Marabá, sob o tema “Maria, Sinal de Esperança” appeared first on Prefeitura de Marabá .