Canaã dos Carajás, município do sudeste do Pará conhecido por sua riqueza mineral e crescimento econômico acelerado, enfrenta desafios crônicos no setor energético. Para discutir soluções, uma reunião inédita foi convocada pelo vereador Junior Guirelle, por meio da Mesa Diretora da Câmara Municipal, com representantes da Equatorial Energia. O encontro, realizado na manhã desta quarta-feira (15/10), contou com a participação de autoridades do Poder Legislativo, Executivo e do Ministério Público.
A reunião foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Flávio Gomes, e contou com a presença dos vereadores Professora Elenjusse, Junior Guirelle e Daniel Nunes. Representando o Ministério Público, esteve o promotor Emerson Costa, enquanto o secretário de Obras, Eugênio Gadelha, participou em nome do Executivo. Pela Equatorial Energia, o gerente regional João Pedro apresentou o plano de ações da empresa.
Durante o encontro, João Pedro destacou que a capacidade de fornecimento de energia em Canaã saltou de 36,3 MVA (megavolt-ampere) em janeiro de 2024 para 81,3 MVA em 2025, um crescimento de 124%. Segundo ele, o avanço reflete investimentos robustos para acompanhar o desenvolvimento urbano e econômico acelerado, impulsionado principalmente pela mineração.
Além disso, João Pedro informou que a Equatorial investe R$ 1,7 milhão na construção de 4,8 km de rede de distribuição, com conclusão prevista até 30 de outubro. O objetivo é reduzir as frequentes interrupções no fornecimento de energia, que têm afetado diversos bairros, como Novo Horizonte e Vale da Benção, causando prejuízos a residências e comércio.
O promotor Emerson Costa sugeriu que a empresa apresentasse um plano de metas de forma didática e acessível à população, propondo também a formalização de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para garantir obrigações claras e penalidades em caso de descumprimento.
Ao final, ficou definido que a Equatorial protocolará o plano de metas junto aos vereadores e autoridades no dia 21 de outubro, às 10h, e fará apresentação à comunidade na Tribuna da Câmara em 4 de novembro, promovendo transparência e diálogo direto com os cidadãos.
Avaliações dos participantes
Emerson Costa – Promotor de Justiça: “Uma reunião muito positiva. Pudemos ouvir a Equatorial, que apresentou uma proposta para Canaã e nos dá esperança na resolução das constantes quedas de energia.”
Flávio Gomes – Presidente da Câmara: “Muito produtiva. O representante da Equatorial nos trouxe uma boa notícia: dia 21 será apresentado o Plano de Metas, garantindo que os problemas sejam solucionados até o dia 30 de outubro.”
Junior Guirelle – Vereador: “É a primeira vez que provocamos a Equatorial para discutir os problemas energéticos. É importante unir os três Poderes em prol do povo.”
Professora Elenjusse – Vereadora: “Foi uma oportunidade de repassar à Equatorial as reclamações diárias da população. Traçamos metas que precisam ser cumpridas para atender a todos, principalmente o comércio, afetado pelas quedas de energia.”
João Pedro – Gerente Regional da Equatorial: “Recebemos as demandas da população e mostramos nosso plano de ação. Estamos com a maior obra da região aqui em Canaã e acreditamos que vai resolver o problema em curto prazo.”
A iniciativa marca um passo importante no compromisso de autoridades e empresa de energia em buscar soluções efetivas para os problemas energéticos que afetam moradores e o desenvolvimento de Canaã dos Carajás.