21°C 34°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Operação integrada combate o tráfico e garante apoio social em Belém

A Prefeitura de Belém, em parceria com o Governo do Pará, realizou nesta quinta-feira (9) uma operação integrada na área comercial da cidade. A açã...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Belém
10/10/2025 às 15h30
Operação integrada combate o tráfico e garante apoio social em Belém
Crédito: Talison Lima / Ascom Segbel

A Prefeitura de Belém, em parceria com o Governo do Pará, realizou nesta quinta-feira (9) umaoperação integrada na área comercial da capital paraense. A açãodesarticulou pontos de tráfico de drogase tambémofereceu assistência social às pessoas em situação de ruaque circulam nas proximidades das praças do Relógio e Dom Pedro II e do Mercado da Farinha.

O secretário municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel), Luciano de Oliveira, explicou que a operação faz parte de umconjunto de medidas da Prefeitura para reforçar a segurança e garantir a ordem no centro comercial.

“Nosso objetivo é assegurar que os espaços revitalizados da cidade sejam usufruídos de forma segura e ordenada pela população, combatendo práticas ilícitas e promovendo inclusão social”, destacou o secretário.

Continua após a publicidade
Crédito: Talison Lima / Ascom Segbel
Crédito: Talison Lima / Ascom Segbel

Dez prisões e apreensão de drogas e munições

A ação mobilizou diversas forças de segurança. Por volta das 6h, agentes da Polícia Civil, sob a coordenação da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), iniciaram as diligências de repressão ao tráfico.

Dez pessoas foram presas, duas delas em flagrante e todas alvos de mandados de busca, apreensão e prisão.Destas, seis têm envolvimento com uma facção criminosa. Drogas e munições também foram apreendidas.

A segunda etapa da operação integrada começou às 8h na praça Dom Pedro II, com participação da Guarda Municipal de Belém (GMB) e de militares do 2º Batalhão da Polícia Militar (2º), da Ronda Tática Metropolitana (Rotam), do Batalhão de Ações com Cães (BAC) e do Batalhão Especial Penitenciário (BEP).

Durante a operação,um foragido do sistema penal foi recapturadoe encaminhado à unidade policial para os procedimentos legais, reforçando o caráter de segurança pública da ação.

Crédito: Talison Lima / Ascom Segbel
Crédito: Talison Lima / Ascom Segbel

Acolhimento e promoção da cidadania

Em paralelo às ações de segurança, a operação contou com o apoio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), responsável pela assistência social no município. As equipes ofereceram acolhimento e orientação às pessoas em situação de vulnerabilidade.

Também participaram servidores das secretarias Executivas de Cultura da Paz da Segbel e de Direitos Humanos (Sedh) e Municipais de Saúde (Sesma) e de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel).

A superintendente da Funpapa, Emília Sanova, destacou a importância da ação conjunta: “Esta edição é especial por representar um esforço articulado entre o Governo do Estado e o município.A presença de várias secretarias fortalece o trabalho de acolhimento e encaminhamento das pessoas em vulnerabilidade para o suporte necessário”.

As equipes de assistência social e saúde ofereceram atendimento básico no local, incluindo curativos e orientações sobre os serviços e abrigos disponíveis, promovendo um acolhimento humanizado e o fortalecimento da rede socioassistencial.

Crédito: Talison Lima / Ascom Segbel
Crédito: Talison Lima / Ascom Segbel

Zeladoria e recuperação de espaços públicos

Em apoio à operação, equipes da Sezel realizaram ummutirão de limpeza na área comercial, com foco na retirada de lixo e entulhos acumulados— especialmente materiais usados por usuários de drogas. O trabalho contribuiu para a recuperação dos espaços públicos e a manutenção da ordem urbana no centro de Belém.

“Estamos realizando uma grande ação de zeladoria e ordem pública, com o apoio dos órgãos de segurança do município e do governo do Estado para fazer a acolhida das pessoas em situação de rua, que precisam de um acolhimento e de um encaminhamento, mas também uma grande ação de limpeza e de organização da cidade para manter a nossa cidade em ordem. Não só para o Círio, mas para todos que nos visitam e para os que aqui vivem”, afirmou Wilson Neto, secretário executivo da Sezel.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.