O Círio de Nazaré é uma grande celebração que envolve manifestações de fé, de emoção e, acima de tudo, de solidariedade. Por trás dessa festividade, existe um exército silencioso que se dedica, com amor e responsabilidade, a garantir o bem-estar dos participantes.
Um dos rostos desse exército é o de Rômulo Von Grapp, 26 anos, voluntário da Defesa Civil , que este ano fará parte do time de apoio noCírio Fluvial 2025. Com dedicação e fé, ele se prepara para mais a missão especial de servir à festa da padroeira dos paraenses com cuidado, atenção e espírito de acolhimento.
O técnico se segurança do trabalho tem uma trajetória marcada pelo compromisso com o próximo.O envolvimento como voluntário começou há alguns anose, desde então, ele tem somado forças em diferentes frentes das romarias. Este ano, se une à atuação da Defesa Civil no Círio Fluvial , com participação direta na organização para atendimento preventivo e suporte aos fiéis desde o início das festividades.A atividade é mais um exemplo do quanto o voluntariado transforma vidas– não só de quem recebe ajuda, mas também de quem doa tempo e energia pelo próximo.
No início da semana, a Aldeia Amazônica foi palco da grande reunião de alinhamento da Defesa Civil , que reuniu mais de mil voluntários. Lá encontramos Rômulo, em meio aos demais colegas, se preparando para mais um ano de atuação no Círio Fluvial, que vai ocorrer na manhã deste sábado (11). No treinamento, a força da união e o preparo de homens e mulheres que têm como missão zelar pela vida .
A ação faz parte doesforço coordenadopela Prefeitura de Belém, por meio da Defesa Civil Municipal, em parceria com o Corpo de Bombeiros, a Cruz Vermelha, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e o Serviço de Atendimento Móvel de urgência (Samu), garantindo umaestrutura integrada de segurança e acolhimento aos romeiros.
Agora,convidamos você a conhecer melhor o Rômulo Von Grapp. No vídeo a seguir, ele compartilha um pouco de sua história, suas motivações e expectativas para este Círio Fluvial. É uma homenagem singela, mas merecida, a quem faz da fé uma ponte para o cuidado com o próximo: