A Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon) divulgou a abertura do Processo Seletivo Simplificado nº 2/2025 para contratação de profissionais de nível médio e superior com foco na regulação, controle e fiscalização do BRT Metropolitano, saneamento e gás natural. As candidaturas podem ser feitas entre os dias 10 e 14 de outubro, exclusivamente, no endereço eletrônico www.sipros.pa.gov.br .
O edital está disponível no site www.arcon.pa.gov.br . De acordo com o documento, a remuneração varia de R$1.498,72 a R$6.088,15, acrescida de auxílio alimentação e gratificação de escolaridade, conforme o cargo escolhido. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais e a lotação será em Belém.
O processo é dividido em três etapas: primeira fase referente à inscrição, de caráter habilitatório; segunda fase, com análise documental e curricular, de caráter eliminatório e classificatório; e a terceira fase, composta de entrevista, com apresentação da documentação comprobatória, também de caráter eliminatório e classificatório.
De acordo com o diretor de Transporte Metropolitano da Arcon, Gilberto Barbosa, os selecionados poderão desenvolver atividades com diversos níveis de complexidade que incluem desde a fiscalização da operação dos serviços no BRT Metropolitano, até o planejamento e implementação de novas funcionalidades tecnológicas para o sistema integrado.
“A Arcon é a gestora do BRT Metropolitano, que terá duas concessionárias, uma operadora das linhas e a outra do sistema de bilhetagem. Todo o acompanhamento será feito em um Centro de Controle Operacional que possibilitará o monitoramento em tempo real”, explica o diretor.
Os segmentos de saneamento e gás natural, serviços regulados, controlados e fiscalizados pela Arcon, também receberão reforço com a contratação de novos profissionais.
São 45 vagas para o cargo de controlador de serviços públicos (nível médio com experiência na área de tecnologia da informação) e cinco para assistente em regulação de serviços públicos (nível médio). Já as oportunidades para nível superior incluem seis vagas para analista de apoio à regulação de serviços públicos e outras seis para analista em regulação de serviços públicos.
Entre os requisitos previstos para as vagas está a formação em nível superior em qualquer curso, além de áreas específicas como Engenharia da Computação, Ciências da Computação, Engenharia de Tráfego, Engenharia de Transporte, Engenharia Civil, Engenharia Sanitária, Engenharia Ambiental, Ciências Econômicas e Arquitetura e Urbanismo.