21°C 31°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Cetea celebra dois anos com mais de 93 mil atendimentos a pessoas com autismo no Pará

Centro especializado em Belém é referência nacional e reforça a rede de atenção à pessoa com deficiência no Estado

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
08/10/2025 às 19h53
Cetea celebra dois anos com mais de 93 mil atendimentos a pessoas com autismo no Pará
Foto: Divulgação

Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea) completou em outubro dois anos de funcionamento em Belém. A unidade, que integra a rede de serviços do Governo do Pará, é gerida pelo Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR).

A celebração contou o tradicional parabéns com bolo para usuários, familiares e colaboradores. Desde sua abertura, o Cetea vem ampliando o acesso a atendimentos especializados e humanizados para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em 2024, foram realizados 47.270 atendimentos, e, somente de janeiro a setembro deste ano, 46.647, demonstrando o crescimento contínuo da assistência oferecida.

Continua após a publicidade

A secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Vaz, também destacou o impacto positivo do Cetea na rede estadual de atenção à pessoa com deficiência. “O Governo do Pará vem fortalecendo uma rede que acolhe e cuida. O Cetea é exemplo de uma política pública que transforma realidades e garante o acesso a um atendimento especializado, com qualidade e sensibilidade. Esses dois anos representam o início de uma história de muitos avanços”, pontuou a secretária.

Cuidado que transforma

Para famílias que convivem com o TEA, o Cetea representa mais do que um espaço terapêutico: é um ambiente de aprendizado, socialização e pertencimento.

Waldete Suely Paulo, de 65 anos, avó de Luca Marcelo, de oito anos, resume o que o serviço significou para sua família. “Quando o Luca chegou aqui, ele não falava, não comia sozinho e usava fraldas. Hoje, ele se veste, se alimenta e já vai ao banheiro sem ajuda. Foi uma transformação. O Cetea trouxe liberdade para ele e para mim. Posso dizer que foi uma bênção nas nossas vidas”, compartilha.

Referência em atenção especializada

O Cetea foi inaugurado em 2023 e é o primeiro serviço público estadual do Pará dedicado exclusivamente à atenção interdisciplinar a pessoas com TEA. O centro oferece atendimentos nas áreas de fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, serviço social, musicoterapia, psicopedagogia e enfermagem, além de apoio às famílias e capacitação de profissionais.

É o primeiro centro público do país com foco na formação de servidores do Sistema Único de Saúde (SUS) e no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Possui também o primeiro laboratório de formação profissional em práticas com evidências científicas para o autismo do Brasil, consolidando-se como serviço pioneiro dentro do SUS.

Para o CIIR, que gerencia o Cetea, a data reforça a importância da integração entre as unidades e do investimento contínuo em políticas públicas voltadas à inclusão, além do impacto positivo na rede estadual de atenção à pessoa com deficiência.

“A nossa palavra é gratidão a vocês, gratidão a todos os nossos colaboradores, aos nossos usuários, aos familiares e também ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa), que criou esse espaço, referência em outros estados do Brasil”, ressaltou Rejane Xavier, diretora Executiva do CIIR.

A coordenadora assistencial do Cetea, Sâmilly Batista, também destacou a relevância do serviço. “Hoje nós celebramos dois anos de um trabalho que une ciência e empatia no atendimento aos nossos usuários. O Cetea se reafirma como um serviço pioneiro no Brasil, levando assistência de qualidade e transformação. É uma alegria coordenar um centro com tanto impacto social, com tanta transformação de vidas, com tantas famílias sendo atendidas e tendo a sua realidade transformada por um atendimento prestado pelo SUS”, destacou.

Com dois anos de trajetória, o Cetea reafirma seu papel essencial na rede estadual de saúde, promovendo cuidado centrado na pessoa, inclusão e cidadania, princípios que refletem a missão do CIIR e do Governo do Pará de oferecer um atendimento público cada vez mais humano, acessível e transformador.

Acesso– Os usuários podem ter acesso aos serviços do Cetea por meio de encaminhamento da Unidade Básica de Saúde (UBS), acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que, por sua vez, encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual.

Serviço:O CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade está localizada na Rodovia Arthur Bernardes, 1000, bairro Val-de-Cães, em Belém.

O Cetea funciona na Rua Presidente Pernambuco, nº 489, bairro de Batista Campos.
Mais informações: (91) 4042-2157/58/59.

Texto: Danielle Carvalho - Ascom CIIR

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.