22°C 33°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Defesa Civil conclui preparação de voluntários para o Círio 2025

O encontro teve como foco o alinhamento das equipes e a demonstração das táticas que serão empregadas para garantir a tranquilidade dos milhões de ...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Belém
08/10/2025 às 09h16
Defesa Civil conclui preparação de voluntários para o Círio 2025
Crédito: Talison Lima / Ascom Segbel

A Defesa Civil de Belém, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel), realizou umareunião geralnesta terça-feira (7), para finalizar os detalhes doplano de segurança e assistência do Círio 2025. Este ano a equipe conta commais de um mil voluntáriose, pela primeira vez, atuaráintegrada à Cruz Vermelha Brasileira.

Realizado na Aldeia Amazônica, na Pedreira, o encontro focou noalinhamento das equipesedemonstração das táticasa serem empregadas para garantir a segurança e tranquilidade dos milhões de participantes das romarias.

“O Círio é a maior manifestação de fé do nosso povo e a segurança é a nossa maior demonstração decuidado com cada devoto. A integração entre voluntários é o pilar para que esta festa continue sendo um símbolo de paz”, afirmou o prefeito Igor Normando sobre a celebração.

Continua após a publicidade

Durante o encontro houvedemonstrações práticas de primeiros socorros e prevenção de tumultos. Voluntários fizeramsimulação de atendimento a vários romeirosvítimas dequeda por exaustão ou mal súbito. A ação mostrou comoremover promesseiros da corda ou da multidãocom segurança, com uso de técnicas de imobilização e transporte até o posto médico mais próximo.

A reunião contou com representantes da Superintendência da Primeira Infância de Belém, órgãos parceiros, e serviu para detalhar o esquema de atuação.

Serviços deorientação ao públicoem áreas de grande adensamento, como as esquinas e a chegada à Praça Santuário também foram discutidos. Voluntários e agentes formaram “corredores humanos” dinâmicos para desafogar o trânsito de pessoas, com uso de megafones e sinalização visual para evitar acidentes por pisoteio ou sufocamento.

“O número de romeiros é gigantesco e a presença de parceiros da Defesa Civil e Cruz Vermelha Brasileira potencializa nosso atendimento. Nosso objetivo não é apenas reagir, mas, principalmente, prevenir. Cada voluntário é um multiplicador de segurança”, destacou o titular da Segbel, Luciano de Oliveira.

Vitor Magalhães, superintendente da Defesa Civil de Belém, ressaltou o cuidado adotado no treinamento das equipes. “Preparamos nossos voluntários com asmelhores técnicas de gestão de crises e primeiros socorros. Eles estarão na linha de frente, agindo de forma imediata. Nossa rede de comunicação estará ativa, conectando cada ponto do percurso parauma resposta rápidaa qualquer emergência, seja ela médica ou estrutural”.

Fé e devoção no serviço

“Pela primeira vez estarei me doando para realizar um atendimento humanizado aos romeiros. Não tenho dúvidas que será um momento de grande emoção e de fé. A emoção de ver a fé do povo é a minha maior recompensa”, disse a bombeira civil e voluntária estreante Júlia Nag, 22 anos, sobre participação no apoio às romarias.

“A gente cresce vendo o Círio, sentindo essa energia. Estamos para ajudar cada um que está nesta caminhada de fé. É emocionante poder proteger esse rio de gente que vem pagar suas promessas,” afirmou João Magalhães, 42 anos, que atua pela Defesa Civil pelo quinto ano.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.