A 3ª edição da Domingueira transformou o Ver-o-Rio, em Belém, neste domingo (5), em um grande espaço delazer, cidadania e convivência.Das 14h às 21h, famílias aproveitaram atividades gratuitas que celebraram o Mês das Crianças e reforçaram ocaráter inclusivo e sustentável do projeto,promovido pela Prefeitura de Belém.
Além do palco principal,as estações temáticas deram o tom da festa, oferecendo serviços, experiências e oportunidades de negócios.A Estação AME+ promoveu oempreendedorismo criativo da comunidade LGBTQIAPN+,enquanto aEstação Gastronômica e o Ambulódromoreuniram vendedores de comidas típicas e bebidas, gerando renda e valorizando a culinária local.
Thayná Carvalho estava representando o empreendimento familiar que já existe há 25 anos. Com 12 anos na profissão, a cozinheira explicou que asvendas superaram as expectativas na última edição do Domingueira,e o intuito continuava o mesmo: “A gente sempre vem com esperança de superar. Trabalho com comidas típicas, como maniçoba, pato no tucupi, arroz com galinha, além de pratos variados e doces. É um empreendimento familiar ea Domingueira ajuda muito a gente a movimentar as vendas”,enfatizou ela.
A saúde e a cidadania estiveram presentes nas Estações Saúde e Bem-Estar Social, que ofereceramconsultas, exames rápidos e orientação à população.Já a Estação SOS disponibilizou vacinas, testes e insumos de prevenção, reforçando a importância do cuidado coletivo.
O público também levou seus animais de estimação para atendimento na Estação Belém Animal, queofereceu vacinação e serviços veterinários gratuitos.
A jovem Micaely Maia trouxe a cachorrinha, Melanie, para vacinar. Segundo ela, já havia procurado locais para vacinar o cão e quando soube da oportunidade,não perdeu a chance.
Estação Geek atraiu público de fora da capital
Um dos destaques desta edição foi a Estação Geek, que reuniu feira temática, jogos de realidade virtual e competições de Just Dance. O espaço atraiu visitantes de outros municípios,consolidando-se como um polo de cultura popdentro da Domingueira.
Cristiane Barroso veio com o filho, Luiz Davi, de 7 anos, diretamente de Ananindeua, município da região metropolitana de Belém. Mesmo sendo a primeira vez na programação, a mãe afirmou que teve asexpectativas superadas:
Com jogos de videogames offline e de realidade virtual,a estação Geek foi sucesso entre as crianças.De acordo com Daniele Santos, responsável pelo local, a procura foi grande desde o início da programação: “Buscamos trazer os jogos que mais fazem sucesso entre os pequenos,como futebol e dançapor exemplo. Ficamos supervisionando e garantindo a diversão deles”, enfatizou.
Inclusão, sustentabilidade e transporte gratuito
A Domingueira também manteve o compromisso ambiental, com ações educativas, coleta seletiva e troca de recicláveis por brindes sustentáveis. Catadores organizados em cooperativas participaram da ação, reforçando a meta deLixo Zero.
Para facilitar o acesso, a linha de ônibus Geladão Expresso Domingueira levou gratuitamente os participantes até o Ver-o-Rio, com saídas a cada 20 minutos.
Evento consolidado no calendário da cidade
Criada em agosto deste ano, a Domingueira já se consolidou como uma das principaispolíticas públicas de lazer e cidadania de Belém.Nas primeira e segunda edições, o evento reuniu mais de 20 e 30 mil pessoas, respectivamente, e movimentou mais de R$ 100 mil na economia local.
A programação continuou até 21h, com shows daBanda Pagode Vem Pro Rolê, Thiago Costa, Allanzinho, e encerrou com apresentação do DJ Victor Rock Doido.