No início da manhã desta quinta-feira (2), a Polícia Civil do Pará deflagrou a operação “Liberdade” para combater o tráfico de drogas no bairro do Guamá. As investigações voltadas à comercialização de entorpecentes foram coordenadas pela equipe da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) e da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), ambas unidades vinculadas à Diretoria de Polícia Especializada (DPE).
Também prestaram apoio operacional à ação as Diretorias de Polícia Metropolitana (DPM), de Atendimento à Grupos Vulneráveis (DAV), Estadual de Combate à Crimes Cibernéticos (DECCC), Estadual de Combate à Corrupção (DECOR) e de Identificação “Enéas Martins” (DIDEM), bem como o Núcleo de Inteligência Policial (NIP) e a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE).
“Nós destacamos mais de 350 policiais civis e 80 viaturas para a operação que teve um excelente resultado no sentido de reprimir a criminalidade presente na área. Dois helicópteros do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) também prestaram apoio no decorrer da ação realizando o monitoramento aéreo para indicar possíveis fugas dos alvos”, explicou Raimundo Benassuly, delegado-geral da PCPA.
Foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão nos endereços ligados a 11 locais investigados por tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa, entre outros delitos.
“A Polícia Civil do Pará trabalha incansavelmente para garantir a ordem e a segurança pública à população. Estas operações são pensadas de forma estratégica e realizadas de forma integrada com várias diretorias da Instituição com intuito principal de reforçar o policiamento ostensivo e reprimir a atuação da criminalidade”, ressaltou Temmer Khayat, delegado-geral adjunto da PCPA.
Uma pessoa que estava com mandado de prisão em aberto foi presa. Uma moto com registro de roubo foi apreendida. As diligências continuam em curso para averiguar outros possíveis alvos e as informações sobre quaisquer crimes podem ser feitas pela população através do Disque-Denúncia pelo número 181.