23°C 36°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Pacientes em processo de alta ganham mudas de espécies típicas da região amazônica, no Hospital da Mulher do Pará

Iniciativa fortalece conexão com a natureza e incentiva práticas ambientais na rotina hospitalar

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
30/09/2025 às 17h49
Pacientes em processo de alta ganham mudas de espécies típicas da região amazônica, no Hospital da Mulher do Pará
Foto: Divulgação

Para reforçar ações de sustentabilidade no ambiente hospitalar, o Hospital da Mulher do Pará (HMPA) realizou, nesta terça-feira (30), a doação de mudas de espécies nativas e comuns da região amazônica, entre as quais andiroba, cumaru e ipês roxo e rosa, para pacientes e acompanhantes. A iniciativa contou com a parceria do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio).

A ação foi organizada pela Comissão de Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde (CGRSS), com apoio da Comissão de Humanização do hospital. Segundo Allan Aquino, presidente da CGRSS, o gesto teve como objetivo promover um momento simbólico, com foco na saúde física e emocional das pacientes, criando uma conexão com a natureza e de estímulo a práticas sustentáveis.

“Nos preparamos para oferecer um momento acolhedor e positivo para as pacientes, incentivando o autocuidado e reforçando o compromisso com a sustentabilidade, atitudes que respeitam o meio ambiente e criam vínculos com a natureza. A entrega também foi planejada para acontecer de forma cuidadosa e personalizada, no momento da alta hospitalar”, destacou Aquino.

Continua após a publicidade

Entre as pacientes beneficiadas estava Maria de Fátima, do município de Vitória do Xingu, sudoeste paraense, que passou por cirurgia para retirada de um cálculo renal. “Quero agradecer a todos os profissionais, desde o maqueiro até o médico. Fiquei pensando em como retribuir o cuidado que recebi, e ao ganhar a plantinha, me senti muito feliz. Fui muito bem atendida, graças a Deus”, relatou, emocionada.

A autônoma Maria de Lourdes Corrêa Frades, 74 anos, também aprovou a ação. “Eu achei maravilhoso. Fiquei emocionada, porque sou apaixonada por plantas. Gostei muito de a equipe ter vindo aqui me entregar esse ipê, era a espécie que faltava no meu jardim”, divertiu-se a paciente.

Com iniciativas como essa, o HMPA reforça o compromisso com a sustentabilidade, com o ações de humanização do cuidado e que integram saúde, bem-estar e preservação ambiental.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.