Durante a Semana do Clima da ONU, realizada em Nova Iorque, o governador do Pará, Helder Barbalho, cumpriu, nesta terça-feira (23), uma intensa agenda voltada ao fortalecimento de alianças estratégicas nas áreas de mercado de carbono, bioeconomia e inovação sustentável, com foco na preparação da COP30, que ocorrerá em novembro, na cidade de Belém.
Entre os compromissos de destaque, Helder se reuniu com a liderança global do TED, confirmando a participação inédita da organização na conferência climática. Pela primeira vez, o TED Countdown – iniciativa dedicada às mudanças climáticas e transição energética – terá uma presença oficial em uma COP, por meio da “Casa TED”, com programação especial dedicada à Amazônia.
“Serão diversas atividades, palestras e workshops sobre oportunidades e soluções para a Amazônia. Essa escolha reforça a relevância da nossa COP da Floresta – a COP da Amazônia e do Brasil”, afirmou o governador.
Continua após a publicidade
Na sede do TED, Helder foi recebido por Lindsay Levin, líder da organização, com quem discutiu o papel estratégico do Pará no avanço da bioeconomia. O encontro também abordou iniciativas como o projeto do Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia e as potencialidades do Vale Bioamazônico.
“Estamos muito animados e orgulhosos de fazer parte da COP30 em Belém e de contribuir com o futuro lindo que você está construindo para o seu Estado e para o mundo”, declarou Levin.
O segundo dia de compromissos do governador também incluiu reuniões com representantes da Mercuria, empresa global de energia e commodities, e com a Emergent, organização coordenadora da Coalizão LEAF, que atua na proteção de florestas tropicais. Ambos os encontros tiveram como foco o desenvolvimento do mercado de carbono e parcerias para valorização de ativos ambientais do estado.
Outro ponto da agenda foi a reunião com a Associação dos Negócios de Sociobioeconomia da Amazônia (Assobio), em que se discutiram estratégias para ampliar a presença da bioeconomia amazônica em mercados internacionais.
Ainda em Nova Iorque, Helder participou do evento “EY Climate”, promovido pela multinacional de consultoria Ernst & Young (EY). Na ocasião, foi anunciada a instalação da EY House COP30, um centro de inovação e desenvolvimento de negócios sustentáveis em Belém, com foco na transição para uma economia de baixo carbono.
“A presença da EY House em Belém representa uma porta de entrada para receber representantes desta e de outras empresas que desejam conhecer de perto o que estamos construindo para a COP30”, destacou Helder.
Ao longo da agenda internacional, o governador do Pará reforçou o convite à comunidade global para participar ativamente da COP30, enfatizando o papel central da Amazônia na solução da crise climática.
“Quero convidar todos vocês a estarem conosco em Belém, em novembro, para dialogarmos sobre a agenda ambiental, discutirmos soluções para a redução do desmatamento e construirmos um novo modelo de desenvolvimento sustentável para a Amazônia. O apoio internacional é fundamental para entregarmos um futuro melhor à sociedade, especialmente aos povos indígenas, comunidades tradicionais e povos ancestrais, que há séculos cuidam da floresta”, concluiu.
A COP30 será realizada de 10 a 21 de novembro de 2025, e marcará a primeira vez que a conferência acontecerá na região amazônica. O evento reunirá líderes mundiais, cientistas, organizações ambientais, setor privado e representantes da sociedade civil para debater o futuro climático do planeta, com a Amazônia no centro das discussões globais.