A Prefeitura de Belém marcou presença na programação do Dia Mundial da Limpeza(World Cleanup Day), realizada na manhã deste sábado, 20 de setembro, naPraça Waldemar Henrique, no bairro da Campina.A ação foi promovida peloInstituto Limpa Brasil, em parceria com o Sesc, e contou com o apoio direto da Prefeitura,que participou com equipes, escolas da rede municipal e voluntários.
Representando a Prefeitura, a secretária executiva de Articulação de Programas Estratégicos, Eliane Feline, destacou a importância doengajamento coletivona preservação do meio ambiente.
Mais de 200 voluntários e quase uma tonelada de resíduos recolhidos
O mutirão de limpeza na Praça Waldemar Henrique reuniumais de 200 voluntários, que percorreram cinco rotas de coleta pela cidade. Como resultado, foram recolhidos:
Todo o material recolhido será entregue àAssociação/Cooperativa de Trabalho dos Catadores da Coleta Seletiva de Belém (ACCSB),promovendo o reaproveitamento correto dos resíduos efortalecendo a coleta seletiva na capital.
A diretora executiva do Instituto Limpa Brasil, Edilainne Pereira, destacou o impacto da mobilização em Belém:
Essa foi aprimeira grande ação realizada na Praça Waldemar Henrique após o espaço passar a ser administrado pelo Sesc, por meio do Programa Praça Viva, em parceria com a Prefeitura de Belém . A diretora regional do Sesc no Pará, Heloisa Távora, enfatizou a importância do momento:
“Este é um marco para Belém.Ao assumir a gestão da Praça Waldemar Henrique, o Sesc se compromete com uma cidade mais sustentável, organizada e consciente. Esse tipo de ação mostra comoa colaboração entre instituições pode transformar o espaço público.”
Além da mobilização na praça, a Prefeitura de Belém organizou uma programação paralela, envolvendo todas as escolas da rede municipal de ensino. As unidades realizaram atividades como oficinas de reaproveitamento, mutirões de limpeza, rodas de conversa e palestras sobre meio ambiente.
Entre os participantes da mobilização na praça, estava Rafaela Santos, de 12 anos, aluna da Escola Municipal João Nelson Ribeiro, no bairro do Telégrafo.Motivada pelo que aprendeu em sala de aula,ela decidiu ir até a praça para ajudar no mutirão.
O professor Muller Pimentel, que acompanhou Rafaela e outros alunos, ressaltou o impacto positivo desse tipo de vivência:
Cultura, cidadania e sustentabilidade no mesmo espaço
A ação na Praça Waldemar Henrique teve ainda umaprogramação cultural e educativa,com apresentações de carimbó, dança regional, aulão de alongamento, apresentações do Arraial do Pavulagem e do Batalhão Estrela, além de feirinha de economia criativa, tendas de compostagem, plantio de mudas, mural artístico coletivo e a presença da BiblioSesc.
A mobilização reforça ocompromisso da Prefeitura de Belém,do Instituto Limpa Brasil e do Sesc com aeducação ambiental, o uso consciente dos espaços públicos e o fortalecimento da cultura da sustentabilidade urbana.