23°C 39°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Semcult anuncia processo eleitoral ao Conselho Municipal de Cultura

Eleição abre 35 vagas para os segmentos culturais de Belém. processo eleitoral que objetiva escolher representantes da sociedade civil no Conselho ...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Belém
17/09/2025 às 00h32
Semcult anuncia processo eleitoral ao Conselho Municipal de Cultura
Foto: Reprodução/Agência Belém

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Belém (Semcult), por meio do Edital 006/2025, está convocando organizações e cidadãos domiciliados em Belém a participar doprocesso eleitoral que objetiva escolher representantes da sociedade civil no Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) para o biênio 2025–2027.As inscrições e habilitações estão abertas e podem ser realizadas até as 23h59 do dia 25 deste mês pelo link mapacultural.pa.gov.br/oportunidades .

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Cilene Sabino, convida a comunidade para participar da eleição. “Queremos incentivar a participação da sociedade em suas respectivas áreas de atuação, considerando a importância dos conselhos nastomadas de decisões que ocorrem de forma conjunta, democrática, com transparência e visando o melhor uso das verbas públicas nas políticas culturais de Belém”, destacou a secretária.

O processo eleitoral para escolha dos representantes da sociedade civil ao CMPC está previsto no artigo 13, da Lei 9.880/2023 e deverá ocorrer em três etapas distintas, conforme previsto no edital. As inscrições e habilitações estão abertas de forma on-line ou com atendimento assistido presencial na sede da Semcult, em Belém. Todo o processo compreende análise documental, recursos, instalação dos Fóruns Setoriais (27 segmentos) e Fóruns Distritais (8 distritos) e a realização das eleições – que deverá ocorrer de forma on-line.

Continua após a publicidade
Anúncio

De acordo com Cilene Sabino, os Conselhos têm papéis distintos, sendo consultivos, deliberativos e paritários, ou seja, reúnem representantes da sociedade cível e do governo. No caso especifico do CMPC, sua função é deliberativa, determinante nas decisões conjuntas sobre o uso do recurso proveniente dos cofres públicos e destinados às políticas públicas culturais da capital paraense. “Por isso, é de fundamental importância a participação da sociedade em suas respectivas áreas de atuação e, em conjunto com a prefeitura de Belém”, incentivou a gestora da cultura e turismo de Belém.

Conselho tem 35 cadeiras e 27 segmentos

Foto: Reprodução/Agência Belém
Foto: Reprodução/Agência Belém

O Conselho Municipal da Política Cultural de Belém reúne 35 cadeiras, sendo 27 para segmentos da cultura popular e oito conselheiros representantes dos distritos de Belém. A composição se completa com os representantes do poder público municipal nomeados pelo executivo, totalizando 57 pessoas. Cada segmento cultural tem um conselheiro e um suplente. Para ser candidato (a) se faz necessária a comprovação, por meio de documentos, de dois anos de atividades culturais.

O Conselho Municipal de Cultura é vinculado ao Sistema Municipal de Cultura (SMC), criado pela Lei Valmir Carlos Bispo Santos (9.880/2023). De acordo com o artigo Art. 7º, “O CMPC é um órgão colegiado permanente, de caráter propositivo, deliberativo, fiscalizatório, consultivo e normativo, integrante do SMC, com a finalidade de promover a gestão democrática e autônoma da cultura no Município de Belém e propor a formulação de políticas públicas, objetivando articular o debate entre os diferentes níveis de governo e a sociedade civil organizada, para o desenvolvimento e o fomento das atividades culturais no território municipal de interesse público”.

Carnaval, quadrilhas juninas e coletivo de aparelhagens compõem o CMPC

Cada um dos 27 segmentos culturais tem um conselheiro na composição do CMPC. São eles: artes visuais; audiovisual; literatura, livro e bibliotecas; música; teatro; dança; circo; museus e espaços de memória; designer e moda; patrimônio material; patrimônio imaterial (carimbó e capoeira); cultura alimentar; cultura indígena; arquitetura e urbanismo; artesanato; expressões artísticas afro-brasileiras; povos e comunidades tradicionais ribeirinhas; culturas quilombolas; povos tradicionais de matriz africana; culturas populares (parafolclóricos, bois, pássaros e outros); cultura urbana (hip-hop, reggae e assemelhados); cultura popular contemporânea (coletivo de aparelhagens); cultura popular I (carnaval); cultura popular II (quadrilhas juninas); arte digital; pontos e pontões de cultura; trabalhadores e servidores da cultura popular.

A Semcult, ente municipal organizador das eleições, incentiva a participação popular na eleição dos novos conselheiros para o biênio 2025/2027. As inscrições estão abertas por meio do edital 006/2025, publicado no portal Mapa Cultural. O processo eleitoral ocorrerá com a convocação e formação de Fóruns Setoriais e Distritais que escolherão, na forma do Edital 006/2025, representantes titulares e suplentes.

Foto: Reprodução/Agência Belém
Foto: Reprodução/Agência Belém

O superintendente da Semcult Aiuá Reis espera grande participação popular no processo de escolha dos novos conselheiros. Ele adianta quea previsão de investimentos para o setor cultural de Belém é de R$ 9 milhões oriundos da Política Nacional Aldir Blanc(PNAB)de fomento à cultura, do Ministério da Cultura. “Nossa expectativa é realizar uma eleição tranquila e transparente e com as portas abertas da Semcult para elucidar dúvidas e conhecer o funcionamento do processo eleitoral, que está disponível no edital já lançado esta semana”, destacou.

Acompanhe o processo eleitoral no Edital Semcult 006/2205 em mapacultural.pa.gov.br/oportunidades .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.