O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, realizou, nesta terça-feira (16), a programação do “Dia Verde”, pelo Dia da Amazônia (5/9) e Dia da Árvore (21/9). A iniciativa celebrou as datas ambientais junto a usuários e colaboradores, reforçando a importância da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente.
Presidente da Comissão de Sustentabilidade do CIIR, Denise Morais destacou o valor da ação. “O Dia da Amazônia e o Dia da Árvore são momentos fundamentais para refletirmos sobre a preservação ambiental, o combate ao desmatamento e os impactos globais dessa questão. São também oportunidades de incentivar práticas sustentáveis e proteger a maior floresta tropical do mundo, assim como todas as árvores essenciais à vida no planeta”, disse a profissional.
Programação do Dia Verde
Ao longo do dia, o CIIR realizou diversas atividades de conscientização ambiental, como 9ª edição de 2025 da Feira da Reuse, com produtos artesanais, regionais e orgânicos; Eco Ponto, voltado à coleta de materiais recicláveis; contação de história; oficina de compostagem; doação de mudas; e oficina de sabão ecológico.
Conduzida por Denise Morais e Júnior Rodrigues, a oficina de sabão ecológico chamou atenção do público. “É gratificante mostrar como um resíduo normalmente descartado, como o óleo de cozinha, pode se transformar em algo útil e contribuir para reduzir a poluição”, afirmou Júnior, que atua como auxiliar no Serviço de Higienização e Limpeza (SHL).
Usuários participaram ativamente das atividades sustentáveis. Para Luzinete Pereira, 33 anos, mãe de Lucas Emanoel, de sete anos, assistido pelo Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (NATEA), a experiência despertou a expectativa de, finalmente, produzir o sabão sustentável em casa.
“Gostei da oficina porque já tinha pesquisado na internet e tentado fazer algumas vezes, mas não deu certo. Acabei gastando material sem obter o resultado esperado. Agora, nesta atividade de sustentabilidade, eles nos mostraram o produto finalizado e todo o processo. Já tenho os materiais que vou usar em casa e pretendo fazer o sabão”, completou Luzinete, que participou da oficina enquanto aguardava o filho sair da terapia.
Compromisso reconhecido
A programação reforça um compromisso que o CIIR já mantém ao longo dos anos. Desde 2019, a instituição detém o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, certificando a qualidade de seu inventário de emissões de gases de efeito estufa, conquistando a certificação pelo sexto ano consecutivo. Além disso, possui o Selo Verde do Instituto Chico Mendes há quatro anos, na categoria Ação Socioambiental Responsável, reconhecendo projetos avaliados por critérios rigorosos de impacto ambiental, social e econômico.
Entre os projetos de destaque estão: Guardião Azul, vencedor da Corrida Ambiental no Seminário Hospitais Saudáveis em 2024; coleta seletiva; oficinas de reaproveitamento de materiais; produção de sabão e sabonete ecológicos; e o cultivo de hortaliças no Jardim Sensorial, espaço de 1.640 m² que une cuidado terapêutico e conscientização ambiental.
Essas iniciativas se somam a projetos comunitários, como o Canteiro com a Comunidade, fortalecendo a integração social e disseminando práticas sustentáveis. Ao longo de sua trajetória, o CIIR também recebeu a Menção Honrosa Amigo do Meio Ambiente, concedida pelo projeto Hospitais Saudáveis, reforçando seu protagonismo em soluções inovadoras em saúde e sustentabilidade.
Eficiência energética e impacto ambiental
O CIIR avançou em eficiência energética com a migração para o mercado livre de energia. Uma comparação entre junho, julho e agosto de 2024 e 2025 mostra redução de aproximadamente 30% nos custos com eletricidade. A mudança vai além do impacto econômico, fortalecendo as práticas ambientais da instituição ao reduzir a emissão de gases poluentes e resíduos prejudiciais à saúde.
Ao celebrar o mês da Amazônia, o CIIR reafirma que proteger o meio ambiente é cuidar da vida, fortalecendo sua missão de integrar saúde, inclusão e responsabilidade socioambiental para a construção de um futuro mais justo e equilibrado.
O CIIR é referência estadual na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcD) visual, física, auditiva e intelectual. O acesso aos serviços é realizado por meio de encaminhamento das unidades de saúde, via Central de Regulação Municipal, que direciona os pedidos à Regulação Estadual. O perfil do usuário é analisado pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).
Serviço: O CIIR é um órgão do governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade está localizada na Rodovia Arthur Bernardes, 1000, bairro Val-de-Cães, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/ 58/ 59.
Texto: Tarcísio Barbosa - Ascom/CIIR