Foto: Lincoln Ferreira e Ygson França/Sejusc
De janeiro a agosto de 2025, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) prestou atendimento a mais de 850 pessoas em situação de rua. As ações, coordenadas pela Gerência de Políticas para a População em Situação de Rua (GPPSR), proporcionam plena cidadania para esse público, articulando e formulando políticas voltadas para suas necessidades.
A GPPSR faz parte da Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH) e atua em diferentes frentes, entre elas, a sensibilização de órgãos públicos e organizações da sociedade civil, buscando garantir um atendimento de qualidade, que respeite a diversidade das pessoas que vivem em situação de rua.
Segundo o gerente da GPPSR, Geovane Amorim, a Sejusc atua na garantia de direitos, na proteção social e, quando necessário, como articuladora, prestando orientações e acionando os órgãos competentes para a realização dessas abordagens desse público nas ruas.
“Participamos das abordagens sociais com apoio técnico, mas nossas ações principais são voltadas para a saúde e cidadania, em parceria com instituições públicas e da sociedade civil. Entre os serviços oferecidos estão exames e testes rápidos, consultas médicas e odontológicas, emissão de segunda via de certidão de nascimento e casamento, atualização de CPF, entre outros”, pontua.
O gerente ressalta que a Sejusc mantém uma parceria constante com as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que atuam diretamente com a população em situação de rua e que possibilitam a atuação da Sejusc junto a essas pessoas. As organizações podem solicitar apoio da GPPSR, via protocolo da Sejusc ou pelo número corporativo da Gerência: (92) 98470-2941.
Casa de Passagem
O Governo do Amazonas deve entregar, ainda esse ano, a Casa de Passagem para atender o público masculino em situação de rua da zona centro-sul de Manaus. A iniciativa faz parte do Programa Amazonas Meu Lar, executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e será administrada pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e pela Sejusc.