22°C 37°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Delegação do Pará embarca para 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, em Brasília

Representantes do Estado do Pará vão contribuir com propostas e fortalecer o debate nacional sobre igualdade racial

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
13/09/2025 às 09h56
Delegação do Pará embarca para 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, em Brasília
Foto: Divulgação

Delegação do Pará rumo ao Distrito Federal para participar da 5ª Conapir

A delegação paraense está em viagem para Brasília com o intuito de participar da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), que será realizada entre os dias 15 e 19 de setembro, no Distrito Federal. O grupo, que embarcou na manhã deste sábado (13), é composto por 63 representantes eleitos durante a etapa estadual do evento, promovida em Belém pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh), em parceria com o Conselho Estadual de Política de Promoção da Igualdade Racial (Coneppir).

Entre os delegados, estão 53 representantes da sociedade civil e dez do poder público escolhidos a partir dos debates realizados na 5ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Coepir), que reuniu mais de 300 pessoas no mês de agosto, na capital paraense. Na ocasião, foram consolidadas 15 propostas prioritárias que agora ganham espaço na discussão nacional.

O diretor de Igualdade Racial da Seirdh, João Corrêa, afirma que o Estado do Pará leva pautas importantes para Brasília

O diretor de Igualdade Racial da Seirdh, João Corrêa, reforça a importância do Estado do Pará levantar pautas para a conferência nacional. “Estamos levando para debate pautas atuais e importantes para o desenvolvimento da igualdade racial no Pará. Inclusive, vamos implementar o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) nos 144 municípios do Estado. Hoje, nós já articulamos conversas com mais de 50 municípios para adesão e a tendência é avançar cada vez mais”, reforça.

Continua após a publicidade
Anúncio

Com o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”, a conferência nacional reunirá representantes de todo o Brasil, movimentos sociais e gestores públicos, para fortalecer estratégias de combate às desigualdades. A titular da Seirdh, Edilza Fontes, destaca a relevância da participação paraense. “Nós teremos uma presença muito forte em Brasília. O compromisso do governo do Pará é garantir que as vozes da nossa população sejam ouvidas na construção de políticas públicas que enfrentem o racismo e promovam justiça racial. Estamos preparados para contribuir com propostas concretas e para mostrar a força da participação social do nosso Estado”, destaca.

Para Ariosnaldo Serra, do Coneppir, a expectativa é de consolidação de políticas

Para Ariosnaldo Serra, membro do Conselho Estadual de Política de Promoção da Igualdade Racial (Coneppir), a expectativa é de consolidação das políticas públicas propostas. “Queremos consolidar na conferência nacional as premissas da conferência estadual. As premissas voltadas ao movimento negro, às populações mais vulneráveis que estão à margem de intolerância, do racismo, e que se possa, ao menos, ter o respeito a tudo que nós desejamos”, ressaltou.

A conferência nacional será um momento singular na vida de alguns delegados. É o caso da líder comunitária Lauriene Cunha. “Será uma experência maravilhosa. É uma oportunidade de estar presente com inúmeras lideranças, com essas pessoas que vieram antes de mim. Vou em busca de conhecimento para meu povo de Axé. Vamos lutar contra a intolerância religiosa e o racismo religioso”, disse.

A líder comunitária Lauriene Cunha, acredita que o momento será histórico

O encontro será uma oportunidade do Estado do Pará reafirmar seu protagonismo na pauta da igualdade racial e de defender iniciativas que já vêm sendo construídas em diálogo com comunidades quilombolas, povos indígenas, povos de matriz africana, empreendedores negros e diversos segmentos da sociedade civil.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.