O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas), segue ampliando as ações de regularização ambiental em diferentes regiões do Estado. No início deste mês, foram realizados mutirões do Cadastro Ambiental Rural (CAR) em Trairão, no oeste do Pará, e atendimentos técnicos durante a Feira Agropecuária de Xinguara (FAX 2025), no sul do Estado.
As atividades fazem parte do Programa Regulariza Pará, que garante apoio direto a produtores rurais no processo de regularização ambiental, fortalecendo a agricultura familiar e a sustentabilidade da produção.
Mais de 190 imóveis atendidos em Trairão
Nos dias 1º e 2 de setembro, as equipes da Semas atenderam agricultores no distrito de Caracol, e nos dias 3 e 4, na sede municipal de Trairão. Foram 191 imóveis rurais contemplados, em uma área de aproximadamente 18,3 mil hectares, beneficiando 127 homens e 64 mulheres.
O mutirão contou com o apoio da Prefeitura de Trairão, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Semamt) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater).
Já na FAX 2025, realizada de 2 a 4 de setembro, a Semas instalou um balcão de atendimento para esclarecer dúvidas sobre o CAR e processos de licenciamento ambiental para atividades agrosilvopastoris. Foram atendidas 14 propriedades, em uma área total de 2,5 mil hectares, envolvendo 12 homens e 2 mulheres.
De acordo com o secretário adjunto da Semas, Rodolpho Zahluth Bastos, os mutirões aproximam o governo da população e fortalecem a gestão ambiental no Estado.“Os mutirões de regularização ambiental rural realizados pelo Programa Regulariza Pará desde 2021 representam um canal de diálogo direto entre a Semas e o produtor rural da agricultura familiar. Essa estratégia inovadora possibilitou um avanço extraordinário na regularização ambiental do Estado. Já são mais de 150 mutirões realizados em todo o Pará, que foram essenciais para o alcance da meta de 10 milhões de hectares de CAR finalizados no Estado”.
A gerente da Semas, Fernanda Braga Teixeira, também ressaltou a importância do programa. “Com o CAR validado, o agricultor tem acesso a políticas públicas de fomento e sustentabilidade, como crédito rural, recuperação de áreas degradadas e programas de Pagamento por Serviços Ambientais. Estamos aqui para garantir que esses direitos cheguem diretamente às comunidades”.
Os agricultores destacaram a relevância do atendimento próximo às comunidades. Osiel Jermano, produtor de citros e rambutan, comemorou a conquista do certificado. “É muito agradável, porque é a primeira vez que passo por essa experiência e já vai me ajudar. Esse certificado oferece mais uma melhoria para a nossa renda, principalmente para quem está começando a produzir”.
Já a agricultora Jacilda Carvalho, moradora de Caracol há 23 anos, valorizou a praticidade da ação. “O mutirão é muito importante, porque evita que a gente precise se deslocar para longe e passar o dia inteiro para resolver um assunto que poderia ser feito em uma hora. Quando a equipe vem até nós, conseguimos organizar melhor as pendências e enxergar os benefícios chegando à comunidade”.
Benefícios do CAR - Com a validação do Cadastro Ambiental Rural, os agricultores passam a ter acesso a linhas de crédito, programas de incentivo como o Pronaf e o Plano Safra, além de iniciativas de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). O CAR é considerado a porta de entrada para adesão a essas políticas, sendo instrumento essencial para a gestão sustentável da produção rural no Pará.
Texto: Mário Gouveia/ Ascom Semas