22°C 37°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Seduc realiza aula magna para a formação de secretários e técnicos municipais, com foco na gestão educacional

Iniciativa do Governo do Estado amplia a qualificação de dirigentes e técnicos municipais em cinco áreas estratégicas da educação

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
09/09/2025 às 16h36
Seduc realiza aula magna para a formação de secretários e técnicos municipais, com foco na gestão educacional
Foto: Eliseu Dias

Secretário de Estado de Educação, Ricardo Sefer

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou, nesta terça-feira (09), a aula magna da formação “Trilhas Formativas”, voltada para secretários e técnicos municipais de educação. A iniciativa, promovida em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/Pará) e o Instituto Motriz, marca o início de um ciclo de capacitação que envolve cerca de 100 municípios do Pará.

A abertura ocorreu no auditório da Seduc e reuniu dirigentes, técnicos e gestores municipais, sendo conduzida pelo titular da Seduc, Ricardo Sefer, que enfatizou a relevância da parceria para a melhoria da gestão educacional em todas as suas esferas.

“É fundamental que Estado e municípios caminhem juntos no fortalecimento da educação. O Trilhas Formativas é um espaço de partilha e aprimoramento que, certamente, trará ganhos para a gestão da educação em todo o Pará”, afirmou.

Continua após a publicidade
Anúncio

As formações têm como objetivo qualificar a gestão municipal de educação, fortalecendo processos pedagógicos e administrativos e promovendo a implementação de políticas públicas, por meio de cinco eixos temáticos que vão desde a gestão administrativa e financeira até gestão política educacional, passando por gestão de pessoas e liderança, e pedagógica.

No decorrer do dia, a programação abordou temas, como o fortalecimento da alfabetização pelo regime de colaboração, orientações para elaboração do Plano Municipal de Educação e apresentação das realidades locais.

Para o secretário-adjunto de Gestão de Rede e Regime de Colaboração (Sarc), Diego Maia, o encontro permite uma construção conjunta e mais estratégica. “Cada município está aqui representado por seus secretários e técnicos para construirmos juntos uma educação de qualidade. O regime de colaboração se fortalece também por meio da formação continuada, ampliando a capacidade de gestão, administração e captação de recursos.”

As formações seguem no dia 15 de setembro, com o tema “Recursos Financeiros e Orçamentários”, e nos dias 18 e 22, com os módulos “Sistemas de Gestão e Financiamentos”. Todas as transmissões serão realizadas ao vivo pelo ip.TV, sempre às 16h.

Na sequência, será realizada a trilha de “Gestão Política Educacional”, que terá início no dia 25 de setembro, com “Equidade, Diversidade e Inclusão”, seguida do módulo sobre “Análise de Indicadores e Planejamento”, em 29 de setembro.

O coordenador da formação, Augusto Paes, fala da proposta que busca oferecer ferramentas práticas aos municípios. “A Seduc, em parceria com o Instituto Motriz e a Undime, procura atender essas grandes necessidades, instrumentalizando os municípios com suporte pedagógico e técnico, para que possam potencializar políticas públicas em cada região do Estado.”

presidente da Undime e secretária de Educação de Moju, Sandra Lima

A presidente da Undime e secretária de Educação de Moju, Sandra Lima, destacou o caráter estratégico da iniciativa. “É fantástico ver a Seduc assumindo esse papel de ofertar formação aos dirigentes municipais, especialmente neste ano de novas gestões, com secretários que precisam se capacitar para enfrentar os desafios da educação.”

Representando os municípios, a secretária de Educação de Irituia, Iraídes Ferreira, e o secretário de Bragança, Alcides Oliveira, reforçaram que a formação possibilita levar conhecimento atualizado às equipes municipais, garantindo melhores práticas pedagógicas e administrativas em cada território.

Os municípios também participaram da repactuação das Metas de Alfabetização, consolidando o compromisso com a aprendizagem das crianças paraenses.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.