“Qual o sinal que o pedestre precisa fazer para mostrar que vai atravessar a faixa?”. “Qual o significado da cor amarela do semáforo?”. Essas e outras perguntas eram as questões que as crianças deveriam responder para avançar no jogo de tabuleiro em que as peças eram elas mesmas, naEstação Trânsito da Domingueirarealizada no domingo, 7, no bairro do Jurunas.
Conduzidas pela equipe de Educação no Trânsito da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (Segbel),as brincadeiras tinham como objetivo apresentar as regras de trânsito às crianças e conscientizá-las de forma lúdica sobre o comportamento que todos precisam adotar no dia a dia. Além do jogo, onde os participantes ganhavam brindes, a Estação Trânsito também teve um espaço para colorir, voltado para crianças menores.
“Tudo é, na verdade, para fazer com que essas crianças reflitam e sejam educadas desde pequenininhas, para que no futuro a gente conte uma história diferente, e tenhamos adultos com comportamento diferente e também números menores de sinistros de trânsito”, afirmou Cemires de Oliveira, Coordenadora da Educação para o Trânsito da Segbel.
Joyane Santos levou seus três filhos para a Domingueira: Mikael Renan, de 10 anos, Victor Kalebe, de 9, e Gustavo, de 7. “Foi legal porque tinham vários desafios”, afirmou Gustavo, que acertou todas as perguntas do jogo e ficou em segundo lugar em uma das rodadas. Para Joyane, atividades como essa são importantes para as crianças, mas também para os adultos. “Incentiva as crianças e todos a ter um conhecimento melhor a respeito do trânsito”, afirmou.
Everson Duarte, de 11 anos, ficou em primeiro lugar na rodada em que jogou. “Perguntaram sobre como se faz o sinal de vida e também perguntaram quais são os equipamentos de segurança para ciclista. Aí eu respondi, capacete, joelheira, luva… Eu achei muito legal porque é uma coisa muito bacana pra se divertir, a gente se divertiu bastante”, comentou o estudante.
O pai de Everson, Emerson Souza, é motociclista e conta que sempre explica as regras de trânsito para o filho. “Como eu ando de moto, eu ensino pra ele como funciona o trânsito. O pare, a faixa, o sinal de alerta, o sinal vermelho. Ele é curioso e gosta de aprender”.
Ele ressalta a importância dessas atividades educativas para ensinar às crianças. “É muito bom, porque geralmente criança não entende de trânsito. Geralmentecriança é curiosa, e quer aprender como funciona o trânsito”, afirmou Emerson.