26°C 38°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Belém por Elas atende mais de 200 mulheres na Terra Firme

Projeto "Belém Por Elas Itinerante" é desenvolvido por meio da Secretaria Municipal da Mulher e leva serviços de cidadania, saúde e bem-estar para ...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Belém
05/09/2025 às 20h56
Belém por Elas atende mais de 200 mulheres na Terra Firme
Foto: Reprodução/Agência Belém

Mais de 200 mulheres, moradoras do bairro da Terra Firme, participaram da ação de cidadania do projeto da Prefeitura de Belém “Belém Por Elas Itinerante” realizado nessa sexta-feira, 5. A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Mulher (Semu),leva diversos serviços gratuitos aos bairros e distritos de Belém (PA), promovendo cidadania, dignidade, saúde e bem-estar ao público feminino.

Foto: Reprodução/Agência Belém
Foto: Reprodução/Agência Belém

O público feminino pôde desfrutar dos serviços de emissão de documentos; realização de testes rápidos para DSTs; consultas com nutricionistas; orientações médicas, nutricionais e jurídicas; além de aplicação de vacinas. Além dos serviços de cidadania e assistência social,as mulheres tiveram à disposição um espaço dedicado à beleza, com serviços de massoterapia, design de sobrancelha e corte de cabelo.

Segundo a secretária da Semu, Silvane Ferraz, o “Belém Por Elas Itinerante” leva para dentro das comunidades ações de cidadania que, muitas vezes, são inacessíveis às mulheres devido à correria do dia a dia e às dificuldades socioeconômicas.

Continua após a publicidade
Anúncio
Foto: Reprodução/Agência Belém
Foto: Reprodução/Agência Belém
Foto: Reprodução/Agência Belém
Foto: Reprodução/Agência Belém

O Belém Por Elas, da Prefeitura de Belém, teve início em março desse ano e já passou por diversos bairros e distritos da cidade, a exemplo dos bairros Pedreira, Guamá, Tenoné, Parque Guajará, Curió Utinga, Mangueirão, São Brás, distrito de Icoaraci, entre outros.Até o momento, cerca de 3 mil mulheres já foram atendidas nas ações de cidadania promovidas pela gestão municipal.

A escolha dos bairros onde o projeto atua é baseada em critérios. “Realizamos um levantamento na secretaria para identificar os bairros mais populosos e com maiores índices de violência contra a mulher.É nesses locais que concentramos nossas ações, levando atendimentos às mulheres em situação de vulnerabilidade social”, explica Ferraz.

Foto: Reprodução/Agência Belém
Foto: Reprodução/Agência Belém

Moradora da Terra Firme, Amanda Luz, de 42 anos, foi ao evento dessa sexta-feira para uma consulta com a clínica geral. “Já faz um tempo que meu coração acelera e sinto dores de cabeça. A médica solicitou alguns exames, que já vou realizar para entender a situação”, contou a assistente social.

Para ela, o projeto é essencial, especialmente às mulheres que enfrentam dificuldades em acessar esses serviços no dia a dia. “Nós, mulheres, somos multitarefas, cuidamos dos outros e esquecemos de cuidar da gente. E a Terra Firme é um dos bairros mais populosos de Belém. Ter esses serviços aqui é fundamental”, avaliou.

Foto: Reprodução/Agência Belém
Foto: Reprodução/Agência Belém

Já Rafaela Lobato, de 38 anos, também moradora do bairro, aproveitou ao máximo a iniciativa. “Fiz atendimento psicológico, atualização cadastral do Bolsa Família no CRAS, testes de DSTs, vacinação, massoterapia, design de sobrancelha e corte de cabelo”, relatou a depiladora e manicure.

Rafaela também ressaltou a importância de ações como essa nos bairros da cidade. “Raramente temos um evento com tantos serviços aqui na Terra Firme, então, quando acontece, eu aproveito. Tenho depressão e a consulta psicológica foi fundamental. Já o espaço da beleza é uma oportunidade de me sentir mais bonita, elevar minha autoestima”, comentou.

Foto: Reprodução/Agência Belém
Foto: Reprodução/Agência Belém

O “Belém Por Elas Itinerante” na Terra Firme contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Direitos Humanos (SEMCAD), da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal (Sepda) e da Fundação Papa João XXIII (Funpapa).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.