Mais de 200 mulheres, moradoras do bairro da Terra Firme, participaram da ação de cidadania do projeto da Prefeitura de Belém “Belém Por Elas Itinerante” realizado nessa sexta-feira, 5. A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Mulher (Semu),leva diversos serviços gratuitos aos bairros e distritos de Belém (PA), promovendo cidadania, dignidade, saúde e bem-estar ao público feminino.
O público feminino pôde desfrutar dos serviços de emissão de documentos; realização de testes rápidos para DSTs; consultas com nutricionistas; orientações médicas, nutricionais e jurídicas; além de aplicação de vacinas. Além dos serviços de cidadania e assistência social,as mulheres tiveram à disposição um espaço dedicado à beleza, com serviços de massoterapia, design de sobrancelha e corte de cabelo.
Segundo a secretária da Semu, Silvane Ferraz, o “Belém Por Elas Itinerante” leva para dentro das comunidades ações de cidadania que, muitas vezes, são inacessíveis às mulheres devido à correria do dia a dia e às dificuldades socioeconômicas.
O Belém Por Elas, da Prefeitura de Belém, teve início em março desse ano e já passou por diversos bairros e distritos da cidade, a exemplo dos bairros Pedreira, Guamá, Tenoné, Parque Guajará, Curió Utinga, Mangueirão, São Brás, distrito de Icoaraci, entre outros.Até o momento, cerca de 3 mil mulheres já foram atendidas nas ações de cidadania promovidas pela gestão municipal.
A escolha dos bairros onde o projeto atua é baseada em critérios. “Realizamos um levantamento na secretaria para identificar os bairros mais populosos e com maiores índices de violência contra a mulher.É nesses locais que concentramos nossas ações, levando atendimentos às mulheres em situação de vulnerabilidade social”, explica Ferraz.
Moradora da Terra Firme, Amanda Luz, de 42 anos, foi ao evento dessa sexta-feira para uma consulta com a clínica geral. “Já faz um tempo que meu coração acelera e sinto dores de cabeça. A médica solicitou alguns exames, que já vou realizar para entender a situação”, contou a assistente social.
Para ela, o projeto é essencial, especialmente às mulheres que enfrentam dificuldades em acessar esses serviços no dia a dia. “Nós, mulheres, somos multitarefas, cuidamos dos outros e esquecemos de cuidar da gente. E a Terra Firme é um dos bairros mais populosos de Belém. Ter esses serviços aqui é fundamental”, avaliou.
Já Rafaela Lobato, de 38 anos, também moradora do bairro, aproveitou ao máximo a iniciativa. “Fiz atendimento psicológico, atualização cadastral do Bolsa Família no CRAS, testes de DSTs, vacinação, massoterapia, design de sobrancelha e corte de cabelo”, relatou a depiladora e manicure.
Rafaela também ressaltou a importância de ações como essa nos bairros da cidade. “Raramente temos um evento com tantos serviços aqui na Terra Firme, então, quando acontece, eu aproveito. Tenho depressão e a consulta psicológica foi fundamental. Já o espaço da beleza é uma oportunidade de me sentir mais bonita, elevar minha autoestima”, comentou.
O “Belém Por Elas Itinerante” na Terra Firme contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Direitos Humanos (SEMCAD), da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal (Sepda) e da Fundação Papa João XXIII (Funpapa).