25°C 38°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Em Vitória do Xingu, Seap realiza cursos que visam qualificar e uniformizar rotinas administrativas e operacionais

Ação faz parte da política de interiorização de cursos para os servidores das unidades penais de todas as regiões do Pará, promovidos pela Escola d...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
05/09/2025 às 17h11
Em Vitória do Xingu, Seap realiza cursos que visam qualificar e uniformizar rotinas administrativas e operacionais
Foto: Divulgação

Participaram das formações policiais penais e servidores administrativos do Complexo Penitenciário de Vitória do Xingu

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio da Escola de Administração Penitenciária (EAP), concluiu um ciclo de formações voltado à qualificação técnica e operacional dos policiais penais e servidores administrativos do Complexo Penitenciário de Vitória do Xingu, na região sudeste do Estado.

Entre os dias 26 de agosto e 3 de setembro, três cursos foram promovidos pela instituição aos servidores: a Instrução de Tiro Policial – Módulo III (Fuzil T4), a Capacitação em Ferramentas Digitais e Elaboração de Documentos Oficiais (CFDOC) e o Curso de Gerenciamento de Armaria e Manutenção de Armamento (GAMA).

A Instrução de Tiro Policial com Fuzil T4, realizada entre 26 e 28 de agosto, contou com carga horária de 24 horas e teve como objetivo capacitar policiais penais no manuseio técnico do fuzil Taurus T4. O treinamento abrangeu regras de segurança, práticas de tiro policial e procedimentos de uso do armamento, assegurando maior eficiência, eficácia e responsabilidade na atuação em campo.

Continua após a publicidade
Anúncio

Ainda no dia 27 de agosto, foi realizada a capacitação em Ferramentas Digitais e Elaboração de Documentos Oficiais (CFDOC), com oito horas de duração. O curso é voltado aos servidores da área administrativa e visa aprimorar o domínio de ferramentas digitais, como o Microsoft Word, bem como capacitar os participantes na elaboração de documentos oficiais. Além disso, contemplou a utilização do Sistema PAE 4.0, ferramenta fundamental para modernizar a gestão de processos e documentos administrativos na Seap.

Os servidores tiveram aulas expositivas e práticas

Para encerrar o ciclo de formações, entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro, ocorreu o Curso de Gerenciamento de Armaria e Manutenção de Armamento (Gama), com carga horária de 40 horas, ministrado pelo instrutor e policial penal André Lopes, integrante do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP). O curso proporcionou aos discentes aulas expositivas e oficinas práticas de desmontagem, limpeza, manutenção, reparo e montagem de armamentos institucionais. Ao todo, 38 alunos participaram - sendo 28 aprovados, evidenciando o bom aproveitamento da turma.

O diretor da EAP, Paulo Cunha, avaliou positivamente mais esta etapa de promoção de cursos nas unidades do interior do Estado. “Com a realização dessas três formações, a Seap reafirma seu compromisso com a capacitação contínua dos servidores, unindo tecnologia, gestão administrativa e preparo operacional para fortalecer o sistema penitenciário do Pará”, afirmou.

Padronização -Paulo Cunha acrescenta que a ação dá prosseguimento a uma determinação do secretário Marco Antônio Sirotheau Corrêa Rodrigues. Depois de Santarém, Vitória do Xingu recebeu os três cursos simultâneos. “A EAP tem preocupação com a qualificação do seu pessoal, tanto do ponto de vista do policial penal quanto do ponto de vista também do pessoal administrativo, dos nossos serviços, trazendo tranquilidade, agilidade e uma atuação padronizada tanto dos policiais penais quanto do corpo administrativo”, explicou.

Quanto à participação do quadro funcional, Cunha afirma que existe uma receptividade muito grande por parte dos servidores das unidades que estão sendo atendidas. “Com isso, nós ganhamos em padronização dos nossos procedimentos. Isso agiliza as nossas tarefas no dia a dia, faz com que a gente tenha mais qualidade na execução das nossas atividades”, garantiu o diretor.

A coordenadora administrativa da UCR de Vitória do Xingu, Sheila Almeida Pimenta, participou do curso CFDoc. Ela diz que a capacitação foi de suma importância, uma vez que o curso forneceu conhecimento necessário para orientar e também cobrar a documentação produzida na unidade, “para que esteja nos padrões da Secretaria”.

Um dos objetivos das capacitações é padronizar os fluxos da Secretaria em todas as regiões do Estado

“O conhecimento adquirido no curso, não só por mim, como também pelos demais servidores do setor administrativo, fez com que toda a documentação produzida na unidade siga o único padrão, não importando a pessoa que esteja fazendo. E além de apresentar ferramentas no sistema PAE, que nos permitiu organizar melhor a rotina de atendimento das demandas recebidas pelo sistema”, disse a servidora.

O policial penal Thales está lotado há dois anos e meio na UCR Vitória do Xingu e participou dos dois cursos operacionais de armaria e uso do Fuzil T4. O policial avalia que os cursos são fundamentais, em razão da utilização constante desses armamentos e também do conhecimento da armaria.

“Dessa maneira, a capacitação continuada é necessária para aprendermos assuntos novos, nos atualizarmos sobre o tema, bem como corrigir ações que não estávamos fazendo de forma tão adequada. Adquirir novos conhecimentos e se atualizar sobre a temática é sempre uma atividade de suma importância para o servidor público, pois possibilita um serviço mais eficiente e um ambiente de trabalho mais seguro e controlado”, concluiu o policial penal.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.