25°C 38°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Seap forma operadores de drone para reforçar segurança no sistema prisional

Capacitação promovida pela Segup qualificou 52 agentes de diversos órgãos, incluindo cinco servidores da Secretaria de Administração Penitenciária

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
04/09/2025 às 20h50
Seap forma operadores de drone para reforçar segurança no sistema prisional
Foto: Flávio Lobo

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), realizou nesta quinta-feira (4) a entrega dos certificados do 1º Curso de Operador de Sistema de Aeronaves Não Tripuladas (UAS – sigla em inglês para "Unmanned Aerial System"), também conhecido como drone. A capacitação teve carga horária de 60 horas e formou 52 agentes de segurança, entre os dias 25 e 29 de agosto, com atuação em órgãos como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Seap, entre outros.

A ação foi coordenada pelo Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) e pelo Grupamento Fluvial (GFLU), ambos vinculados à Segup.

Tecnologia a serviço da segurança pública

Continua após a publicidade
Anúncio

O curso abordou não apenas o manuseio dos drones, mas todo o sistema que envolve as aeronaves não tripuladas – como softwares, sistemas de comunicação, estações de controle e sensores. Segundo o coronel Mauro Maués, do Graesp e instrutor da capacitação, o treinamento visa oferecer suporte técnico qualificado para operações em diversas frentes da segurança pública, com mais segurança para os agentes e apoio à tomada de decisões estratégicas.

“O operador, de posse desse conhecimento, pode operar de forma mais segura, se expondo menos. E, através dessa ferramenta, ele pode assessorar o nível decisório à gestão. É uma tecnologia que atua tanto na gestão quanto na operação, ajudando no planejamento e no emprego das guarnições em campo”, explicou o oficial.

Alta procura e novas turmas previstas

Diante da demanda crescente por capacitação nessa área, o coronel Maués afirmou que há previsão para a formação de, pelo menos, mais cinco turmas com 50 operadores cada. “O Governo do Estado é sensível em relação a isso, até porque existe uma preocupação muito grande com o servidor público. Por isso, se propõe a investir tanto na aquisição dos equipamentos quanto na qualificação dos operadores, garantindo que eles possam atuar com segurança e retornar para suas casas”, destacou.

Uso estratégico no sistema prisional

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) participou da formação com cinco servidores. Durante a cerimônia, o secretário adjunto de Gestão Operacional da Seap, Ringo Alex Rayol Frias, ressaltou a importância da qualificação diante dos novos desafios enfrentados no ambiente carcerário.

“O crime vem se reinventando, inclusive com o uso de drones para tentar burlar a segurança institucional. Por isso, precisamos capacitar nossos servidores com equipamentos apropriados, para que consigam neutralizar essas ações e fortalecer o controle das atividades prisionais”, defendeu o gestor.

Texto: Márcio Sousa - NCS/Seap

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.