25°C 38°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Cursos da Prefeitura capacitam empreendedoras para COP 30

Trabalhadoras que atuam nas vias públicas e feiras da capital participam de cursos de capacitação ofertados pela Sedcon.

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Belém
04/09/2025 às 13h56
Cursos da Prefeitura capacitam empreendedoras para COP 30
Crédito: Ascom Sedcon

“Estou aqui para me inscrever em mais um curso da Prefeitura.Quero estar bem capacitada para a grande movimentação da cidade com a COP 30(Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025)”, disse Maressa Furtado de Assunção, de 37 anos. A empreendedora, que atua com a venda de produtos em crochê nas feiras itinerantes realizadas pela cidade, esteve nesta quinta-feira (4) na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedcon), para se inscrever ao curso de Precificação, que ensina as trabalhadoras permissionárias a vender os produtos com preço justo e lucrativo.

Crédito: Ascom Sedcon
Crédito: Ascom Sedcon

Os cursos de capacitação são ofertados pelo Departamento de apoio à Produção (Deap) etêm beneficiado centenas de mulheres que atuam nas vias públicas e feiras livres da cidade. “A Prefeitura de Belém está dando retorno às nossas permissionárias, estimulando o empreendedorismo e independência financeira às trabalhadoras da capital”, destacou o titular da Sedcon, André Cunha.

Crédito: Ascom Sedcon
Crédito: Ascom Sedcon

Marilene Nunes de Souza, de 49 anos, feirante do mercado de farinha do Guamá, também é uma das empreendedoras que participa do curso de capacitação ofertados gratuitamente pela Sedcon. “Já fiz o curso Empreendedorismo e também de Reciclagem. Achei muito útil, principalmente porque utilizo produtos reciclados para incrementar meus acessórios”, contou a permissionária, que atua com vendas de confecção no mercado.

Continua após a publicidade
Anúncio
Crédito: Ascom Sedcon
Crédito: Ascom Sedcon

Cursos ofertados às empreendedoras de Belém

Entre os cursos de capacitação ofertados pela Sedcon estão Empreendedorismo, Empoderamento Feminino, Reciclagem, Marketing e Precificação. As palestras são ministradas na sede da secretaria ou em espaços de entidades parcerias.

Além disso, órgão também realiza cursos de capacitação com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por meio da Sala do Empreendedor. Em Belém, a Sala do Empreendedor é administrada e localizada na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedcon), e atua principalmente na orientação e capacitação dos empreendedores permissionários, como feirantes, artesãos e demais comerciantes cadastrados no órgão.

Uma Sala do Empreendedor COP 30 será inaugurada no Solar da Beira do Complexo do Ver-o-Peso para atender os trabalhadores com foco nos negócios voltados à Conferência.

Empreendedoras interessadas nos cursos podem procurar a sede da Sedcon, na Travessa 09 de Janeiro, 1720, entre as avenidas Gentil Bittencourt e Conselheiro Furtado, no bairro São Brás, de segunda-feira e sexta-feira, das 8h às 17h, e se dirigir ao Departamento de Apoio à Produção (Deap).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.