Nesta terça-feira, 2, técnicos da Prefeitura de Parauapebas que integram o Comitê Gestor do Observatório de Gênero se reuniram na sede da Secretaria Municipal da Mulher (Semmu), no bairro Beira Rio, para discutir os indicadores que irão compor a base de dados do observatório.
Durante o encontro, a secretária adjunta da Semmu, Vanessa Moitinho, destacou a relevância do Observatório de Gênero como ferramenta estratégica para subsidiar políticas públicas no município. Ela também apresentou ao comitê a estrutura atual da rede de enfrentamento à violência de gênero, além dos serviços de atendimento às mulheres em situação de violência.
O Comitê Gestor é formado por representantes das Secretarias Municipais de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Assistência Social (Semas), Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM), da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/Parauapebas, e da própria Semmu, responsável pela gestão do observatório.
Sobre o Observatório de Gênero
O Observatório de Gênero de Parauapebas tem como missão reunir, sistematizar e analisar dados relacionados à temática de gênero. A iniciativa permite identificar e monitorar casos de violência, ao mesmo tempo em que fortalece o debate público sobre estratégias de enfrentamento.
Mais do que um espaço de coleta de informações, o observatório representa um instrumento essencial para o fortalecimento institucional, contribuindo com a rede de proteção, a promoção dos direitos das mulheres e a difusão de informações qualificadas que orientam a formulação de políticas públicas mais eficazes.
Texto e foto: Comunicação Semmu
Assessoria de Comunicação/PMP 2025