Na tarde desta terça-feira, 2 de setembro de 2025, o prefeito Aurélio Ramos de Oliveira Neto tomou posse como presidente da Junta de Serviço Militar de Parauapebas (JSM), em cerimônia realizada no Plenarinho da Câmara Municipal.
Durante o ato solene, o prefeito fez o Juramento à Bandeira Nacional, comprometendo-se a envidar todos os esforços para cumprir os deveres relativos ao Serviço Militar, contribuindo, assim, para o fortalecimento da cidadania e o engrandecimento da pátria.
“Sempre tive o desejo de servir ao país, e assumir a presidência da Junta de Serviço Militar de Parauapebas é, para mim, uma grande honra e também uma grande responsabilidade. Reafirmo meu compromisso de trabalhar para que o município continue cumprindo, com excelência, os deveres ligados ao Serviço Militar, contribuindo para o fortalecimento da cidadania”, destacou o prefeito.
Na ocasião, o 1º tenente Alexandre Relly, chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização de Marabá, ressaltou a importância da Junta como um canal de relacionamento direto com os cidadãos e parabenizou o prefeito pela posse, desejando sucesso na nova atribuição.
“A Junta Militar é um canal essencial e um ponto de ligação direta com os jovens que ingressam na vida adulta. Parabenizo o prefeito Aurélio pela posse e desejo pleno êxito nessa função”, disse o oficial, elogiando ainda o excelente serviço prestado pela JSM de Parauapebas.
No município, os serviços da 113ª Junta de Serviço Militar são realizados por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), ligado à Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi) que conta com duas unidades: uma na Praça do Cidadão Marcelo Parcerinho, no bairro Rio Verde, e outra na Feira do Produtor, na Rodovia Faruk Salmen. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
O secretário municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão, Hipólito Gomes, presente no evento, destacou a necessidade de ampliar os serviços oferecidos à juventude por meio da Junta Militar.
“Nossa missão é buscar constantemente alternativas que aproximem ainda mais a Junta da comunidade, fortalecendo o acesso aos direitos e assegurando que cada jovem de Parauapebas esteja devidamente regularizado perante a lei”, afirmou.
A secretária da 113ª Junta de Serviço Militar de Parauapebas, Benevânia Gomes de Souza Braga, que atua há 14 anos no SAC, explicou que o Juramento à Bandeira ocorre às sextas-feiras na unidade do Rio Verde e quinzenalmente na unidade da Feira do Produtor, atendendo especialmente aos jovens da zona rural.
Ela alertou os jovens nascidos em 2007, que completam 18 anos em 2025 e não realizaram o cadastro pelo site até 30 de junho, sobre a necessidade de procurar uma das unidades para se regularizar.
“O Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) é um documento essencial para os jovens do sexo masculino, pois é exigido para a retirada de documentos oficiais, inscrição em concursos públicos e ingresso no ensino superior”, ressaltou Benevânia.
Texto: Sara Nascimento
Fotos: Comunicação Semsi
Assessoria de Comunicação/PMP – 2025